04/09/2023 às 22h13min - Atualizada em 04/09/2023 às 22h09min

Yoga pode ajudar a aliviar dores da fibromialgia?

A fibromialgia, uma condição de dor crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, muitas vezes deixa aqueles que a enfrentam em busca de soluções eficazes para aliviar seu desconforto diário. Uma dessas práticas complementares tem ganhado cada vez mais destaque: a prática da yoga. Descubra como essa antiga disciplina pode se tornar uma aliada para melhorar suas dores.

A fibromialgia é conhecida por causar dor generalizada, fadiga e distúrbios do sono, tornando-se um desafio para aqueles que vivem com essa condição. No entanto, estudos vêm trazendo resultados promissores sobre a eficácia da yoga como um complemento terapêutico. Francisco Kaiut, professor de yoga, afirma que a prática é muito mais do que apenas uma série de posturas físicas. Ela engloba técnicas de respiração e meditação, que trabalham em conjunto para promover a conexão entre corpo e mente, “Essa conexão é especialmente valiosa no caso da fibromialgia, pois ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, que muitas vezes pioram os sintomas da condição”, explica o especialista.

Francisco ressalta que a yoga oferece uma abordagem suave para alongar e fortalecer os músculos, o que pode aliviar a dor muscular característica da condição, “Além disso, as técnicas de respiração e meditação podem ajudar a acalmar o sistema nervoso, reduzindo a sensação de dor”, acrescenta.

Para aqueles que enfrentam a fibromialgia, a yoga pode oferecer não apenas alívio físico, mas também um espaço para a autodescoberta e o autocuidado. Kaiut enfatiza que a prática convida as pessoas a se sintonizarem com seus corpos de maneira compassiva, “Isso pode ser especialmente importante para quem vive com fibromialgia, pois ajuda a cultivar uma atitude positiva em relação ao próprio corpo, independentemente dos desafios que ele possa enfrentar”, finaliza.

Consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer novo tratamento, e lembre-se de que cada jornada é única. Com a prática da yoga, você pode encontrar um espaço de alívio, autocuidado e transformação, permitindo que a fibromialgia não defina a sua vida, mas sim se torne parte da sua jornada.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp