01/09/2023 às 11h22min - Atualizada em 01/09/2023 às 11h21min

Tendências em Decoração de Hotéis

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

A decoração de hotéis é um fator importante para atrair e encantar os hóspedes. Com o passar do tempo, novas tendências têm surgido na decoração de hotéis para proporcionar uma experiência única aos seus hóspedes. 

A seguir, vale conhecer algumas das tendências mais populares em decoração de hotéis e como elas podem ser usadas para criar um ambiente agradável e confortável para os hóspedes.

Sustentabilidade e ecologia na decoração de hotéis

A importância da sustentabilidade e da ecologia na decoração de hotéis está cada vez mais em destaque. 

Com a crescente conscientização ambiental, os hóspedes estão valorizando mais hotéis que adotam práticas ecológicas e sustentáveis, como aqueles que disponibilizam garrafas pet com plástico termo encolhível e a devida separação coletiva. 

Os hotéis têm um papel importante na preservação do meio ambiente e na redução do impacto ambiental.

Ao adotar práticas sustentáveis, os hotéis podem reduzir o seu consumo de energia e água, além de diminuir a quantidade de resíduos gerados. 

Isso pode ser alcançado através do uso de materiais reciclados na decoração, como móveis, tapetes e objetos de decoração. 

Além disso, os hotéis podem investir em sistemas de energia renovável, como painéis solares e turbinas eólicas, para alimentar a instalação de câmeras de segurança e reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis.

Outra prática importante é a redução do desperdício de água, através do uso de torneiras com sensores de presença, chuveiros de baixo fluxo e sistemas de reutilização de água. 

A decoração sustentável também pode incluir o uso de plantas e jardins internos, que ajudam a purificar o ar e a criar um ambiente mais agradável e acolhedor para os hóspedes.

Além dos benefícios ambientais, a decoração sustentável também pode ter um impacto positivo na imagem do hotel e na satisfação dos hóspedes. 

Os hóspedes estão cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e valorizam hotéis que compartilham seus valores. 

A decoração sustentável pode ser uma maneira eficaz de atrair e fidelizar clientes, além de contribuir para a imagem positiva do hotel e para a construção de uma reputação sólida e responsável.

Práticas sustentáveis adotadas pelos hotéis

Os hotéis têm um papel importante na preservação do meio ambiente e na redução do impacto ambiental. Por isso, é cada vez mais comum ver hotéis adotando práticas ecológicas e sustentáveis em sua operação e decoração, além da adoção de cabide para loja reutilizável disponível nos armários. 

Essas práticas não apenas ajudam a reduzir o impacto ambiental do hotel, mas também podem atrair hóspedes que valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

Entre as práticas ecológicas e sustentáveis adotadas pelos hotéis, uma das mais comuns é o uso de materiais reciclados na decoração e na construção do hotel. 

Isso inclui o uso de móveis, tapetes e objetos de decoração feitos a partir de materiais reciclados, como:

  • Madeira;

  • Metal;

  • Plástico;

  • Vidro.

Além disso, hotéis também podem utilizar materiais de construção sustentáveis, como tijolos ecológicos e telhas recicladas.

Outras práticas sustentáveis adotadas pelos hotéis incluem a compostagem de resíduos orgânicos, a utilização de produtos de limpeza ecológicos e a implementação de programas de reciclagem. 

Essas práticas ajudam a reduzir a quantidade de resíduos gerados pelo hotel e a preservar o meio ambiente.

Decoração autêntica reforça conexão com hotéis

A decoração autêntica e local pode fornecer uma conexão mais profunda com o destino e sua história, o que é valorizado pelos hóspedes que buscam experiências únicas e genuínas durante sua estadia no hotel. 

Ao incorporar elementos de design em uma escada metálica, por exemplo, inspirados pela cultura local e pela identidade regional, os hotéis criam um ambiente acolhedor e autêntico que reflete a história e a cultura do lugar onde estão localizados.

Essa conexão com o destino pode ser alcançada através de uma variedade de elementos de decoração, como:

  • Artesanato regional;

  • Cores e texturas que remetem à natureza local;

  • Mobiliário e acessórios inspirados na cultura local;

  • Obras de arte locais;

  • Tecidos tradicionais da região.

A decoração autêntica e local também pode incluir a utilização de materiais de construção e decoração locais, como pedras, madeiras e cerâmicas.

Além de proporcionar uma conexão mais profunda com o destino, a decoração autêntica e local também ajuda a criar um senso de lugar, que pode ser reconfortante para os hóspedes que estão viajando. 

Em um mundo cada vez mais globalizado, a sensação de estar em um local autêntico e único pode ser uma experiência valiosa para os hóspedes, que buscam se conectar com a cultura e a história do lugar que estão visitando.

A decoração autêntica e local também pode ter um impacto positivo na economia e no desenvolvimento da região. 

Ao incorporar elementos de design inspirados na cultura e na história local, os hotéis podem incentivar a preservação da cultura e do artesanato regional, além de apoiar a economia de comerciantes e moradores ao comprar materiais e produtos de fornecedores da região.

Elementos de design inspirados pela cultura local

A incorporação de elementos de design inspirados pela cultura local em hotéis pode ser vista em diversos aspectos da experiência do hóspede, desde a recepção até a culinária e os eventos promovidos pelo hotel.

Na recepção, os hotéis podem utilizar elementos de design inspirados pela cultura local para criar um ambiente acolhedor e autêntico. 

Isso pode incluir a utilização de materiais de construção locais, como pedras e madeiras, bem como obras de arte e acessórios que remetem à história e à cultura da região. 

A recepção pode ser decorada com tecidos tradicionais com tag para roupas produzidas localmente, e cores e texturas que remetem à natureza e ao ambiente em que o hotel está instalado.

Nos quartos, os hotéis podem utilizar elementos de design inspirados pela cultura local para criar um ambiente confortável e personalizado. 

Isso pode incluir a utilização de mobiliário e acessórios inspirados na cultura e artesanato da região, bem como tecidos tradicionais e obras de arte locais. 

Os quartos podem ser decorados com cores e texturas que remetem à natureza e ao ambiente local, criando uma sensação de acolhimento e identidade regional.

Na culinária, os hotéis podem incorporar elementos da culinária local em seus cardápios e pratos, utilizando ingredientes e receitas tradicionais da região. 

Os restaurantes do hotel podem ser decorados com elementos de design inspirados pela cultura local, como obras de arte e acessórios que remetem à história e à culinária da região. 

Isso pode criar uma experiência gastronômica autêntica e única para os hóspedes.

Os eventos promovidos pelo hotel também podem incorporar elementos de design inspirados pela cultura local, criando uma experiência única e memorável para os hóspedes. 

Os eventos podem ser decorados com elementos de design que remetem à história e à cultura da região, bem como incluir apresentações de música em um espaço com tratamento acústico, dança e outras expressões artísticas locais.

Esses elementos ajudam a criar um ambiente acolhedor e autêntico, que reflete a história e a cultura da região.

Tecnologia abrange aspectos diversos em hotéis

Nos dias de hoje, a tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida cotidiana, e isso se aplica também à experiência do hóspede em hotéis modernos. 

A tecnologia está sendo integrada à decoração dos hotéis de maneira a melhorar o conforto e a comodidade dos hóspedes, com placas fotoluminescentes na comunicação visual, oferecendo uma experiência mais sofisticada e personalizada.

A iluminação inteligente é uma das tecnologias mais utilizadas em hotéis modernos, permitindo que os hóspedes controlem a intensidade da luz e a temperatura do ambiente através de um sistema automatizado. 

A iluminação inteligente pode ser programada para criar diferentes ambientes, como uma iluminação mais suave para relaxar ou uma iluminação mais brilhante para trabalhar.

O controle de temperatura também é uma tecnologia bastante presente em hotéis modernos, permitindo que os hóspedes ajustem a temperatura do ambiente de acordo com suas preferências pessoais. 

Alguns hotéis também utilizam sistemas de climatização eficientes, como o lanternim em cumieiras, que economizam energia e reduzem o impacto ambiental.

Outra tecnologia que está sendo integrada à decoração dos hotéis são os espelhos interativos, que oferecem uma experiência personalizada aos hóspedes. 

Esses espelhos podem ser utilizados para ajustar a iluminação e a temperatura do ambiente, bem como para acessar informações sobre o hotel e a cidade, como previsão do tempo e sugestões de atividades e restaurantes.

Além disso, os hotéis modernos estão utilizando tecnologias como o reconhecimento de voz e a IA (Inteligência Artificial) para oferecer uma experiência ainda mais personalizada aos hóspedes.

Essas tecnologias permitem que os hóspedes controlem o ambiente do quarto e acessem informações sobre o hotel e a cidade através de comandos de voz, tornando a experiência mais intuitiva e confortável.

Conclusão

A decoração de hotéis é uma parte importante da experiência do hóspede em um estabelecimento de repouso e recepção de turistas. 

As tendências em decoração de hotéis estão sempre evoluindo e mudando, para acompanhar as mudanças nas necessidades e desejos dos hóspedes. 

Ao seguir essas tendências e usar a decoração para criar um ambiente agradável e confortável, os hotéis podem atrair e encantar seus hóspedes, deixando uma impressão duradoura em sua estadia.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp