29/08/2023 às 19h50min - Atualizada em 29/08/2023 às 19h41min

Dores nas articulações: Médico ortopedista dá 4 dicas para preveni-las

As dores nas articulações são bastante comuns, em especial em pessoas mais velhas, e podem advir de lesões, condições médicas, envelhecimento ou sobrecarga. As articulações, responsáveis pela movimentação do corpo, tornam-se doloridas, rígidas e inflamadas, limitando a mobilidade e causando desconforto. Essas dores podem variar de leves a intensas, impactando atividades diárias, como caminhar, subir escadas ou segurar objetos.

No entanto, ao ter alguns cuidados preventivos quando jovem pode ajudar a reduzir os impactos destas dores futuramente, alerta o médico ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Nossos hábitos possuem uma forte relação com a saúde das nossas articulações, apesar de condições de saúde, genéticas e traumas, a forma como você cuidou da saúde das suas articulações durante a vida interfere no surgimento e recuperação de dores”.

4 dicas para prevenir dores nas articulações

01 - Mantenha um Peso Saudável: “O excesso de peso adiciona uma pressão adicional nas articulações, aumentando o risco de dores. Manter um peso saudável reduz a carga sobre as articulações, especialmente aquelas nos quadris, joelhos e tornozelos” Explica Dr. Luiz Felipe Carvalho.

02 - Pratique Exercícios de Baixo Impacto: “Atividades como natação, ciclismo e caminhada fortalecem os músculos ao redor das articulações, proporcionando estabilidade e suporte. No entanto, é necessário realizá-las com o acompanhamento de um profissional para evitar lesões”.

03 - Adote uma Dieta Anti-Inflamatória: “Alimentos ricos em antioxidantes e ômega-3, como peixes, nozes, frutas e vegetais, podem ajudar a reduzir a inflamação nas articulações. Evite alimentos processados e ricos em gorduras saturadas e laticínios, que podem contribuir para inflamações” Pontua.

04 - Acompanhamento médico: “É essencial realizar exames periódicos com um médico especialista, principalmente para pessoas com condições pré-existentes e idosos, esses exames permitem identificar problemas em fases iniciais e evitar ou retardar a sua progressão” Afirma Dr. Luiz Felipe Carvalho.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp