22/08/2023 às 16h22min - Atualizada em 22/08/2023 às 16h18min

Ciclos circadianos: Estudo alerta para a importância de respeitar o ritmo do corpo para um sono de qualidade

Um sono de qualidade é essencial para a saúde física e mental. Durante o sono, o corpo se recupera, regenera tecidos e fortalece o sistema imunológico. Além disso, o sono adequado é essencial para a função cognitiva, concentração e memória. No entanto, cada vez mais a insônia tem se tornado mais presente, de acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem da condição.

A vida moderna é uma das principais responsáveis por esse aumento, hábitos como o uso de telas antes de dormir, ansiedade e estresse excessivo contribuem para a insônia, principalmente por influenciarem o ritmo do nosso organismo, o ciclo circadiano.

O que é ciclo circadiano?

O ciclo circadiano é um processo biológico intrínseco encontrado em organismos vivos, incluindo humanos, que regula ritmicamente uma série de funções fisiológicas e comportamentais ao longo de um período aproximado de 24 horas. Esse sistema é controlado por uma espécie de "relógio biológico" interno localizado no núcleo supraquiasmático do hipotálamo, que é sensível à luz e escuridão do ambiente.

O ciclo circadiano influencia o ritmo de sono-vigília, a temperatura corporal, a secreção hormonal, o metabolismo e a digestão. A exposição à luz intensa durante o dia ajuda a sincronizar esse ritmo, enquanto a escuridão noturna promove a produção de melatonina, um hormônio que regula o sono.

Desequilíbrios no ritmo natural de sono e vigília do corpo pode desencadear uma série de problemas de saúde, como insônia, problemas hormonais, irritabilidade, dificuldade de concentração, entre outros.

Prática de yoga pode ajudar a regular o ritmo circadiano

De acordo com o novo estudo “Yoga e sincronização dos ritmos circadianos, uma visão neurocientífica”, publicado na revista científica Multidisciplinar Ciência Latina pelo professor de yoga e naturopata Ravi Kaiut em parceria com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o yoga pode ser uma poderosa ferramenta para regular o ciclo natural de sono do corpo.

O yoga é uma técnica milenar que continua sendo alvo de diversos estudos científicos pela sua capacidade de fortalecer a saúde de seus praticantes, tendo especiais impactos na qualidade do sono” Explica Ravi Kaiut.

A integração corpo-mente proposta pela técnica através de técnicas físicas (asanas), respiratórias (pranayama), meditação e atenção plena (mindfulness) permitem manter os ciclos naturais do organismo regulados, possibilitando um equilíbrio que se reflete na saúde e qualidade de vida” Afirma.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp