15/08/2023 às 12h17min - Atualizada em 15/08/2023 às 12h15min

Menino autista de 13 anos publica artigo sobre caracóis em revista científica

Brandon de Oliveira é um jovem brasileiro de 13 anos que vive no município de Castelo de Paiva, em Portugal e desde pequeno mostrou uma inteligência acima da média, tendo um interesse especial pelas ciências naturais. Brandon, ao observar diversos caracóis nas ruas de sua cidade, decidiu dedicar-se a estudar os moluscos de forma científica, o que resultou na recente publicação de ser artigo “Caracóis e o que fazem”, na revista científica CPAH - Centro de Pesquisas e Análises Heráclito.

O interesse pelo mundo dos caracóis

Sempre que ia para a escola via vários caracóis nas ruas durante o caminho e isso acabou chamando a minha atenção, e como sou muito curioso decidi aprender mais sobre eles e resolvi buscar mais informações em pesquisas científicas”.

Nas minhas pesquisas descobri muitas coisas interessantes que não sabia, por exemplo, que os caracóis não possuem sexualidade, que sua baba pode ser usada para cosméticos, que eles não se cortam, entre outras coisas, então resolvi reunir todas essas informações em um artigo científico” Conta Brandon sobre o processo de produção do seu artigo.

Autismo e inspiração

Já tivemos suspeitas de que o Brandon fosse autista desde a infância, mas por volta dos 12 anos alguns sintomas ficaram mais claros e há algum tempo uma neuropsicóloga confirmou que ele possui autismo nível 1” Conta a mãe, Jennifer de Paula.

O autismo nível 1 é uma das classificações do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse nível, os indivíduos apresentam dificuldades sociais e de comunicação sutis, mas têm habilidades cognitivas preservadas, eles podem ter interesses específicos intensos e dificuldades em compreender sutilezas sociais, mas precisam contar apenas com uma pequena rede de suporte.

Antes, principalmente na época em que ele morava no Brasil, as crianças o achavam ‘estranho’ e ele não tinha muitos amigos, mas depois que ele se mudou para Portugal ele passou a ser super bem aceito e ter mais envolvimento social”.

O padrasto de Brandon é cientista, o que faz com que ele tenha algum contato com as publicações que ele realiza, esse contato fez com que ele, sozinho, passasse a desenvolver um interesse por esse meio e com a ajuda dele passou a aprender as normas e estruturas científicas, o que o ajudou a elaborar esse artigo” Explica Jennifer.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp