15/08/2023 às 01h49min - Atualizada em 14/08/2023 às 18h47min

Estudo de pesquisadora brasileira revela que Ordem dos Alimentos pode influenciar no emagrecimento

A busca por uma alimentação saudável e eficaz para o emagrecimento pode ter ganhado um novo aliado: a sequência dos alimentos no prato. De acordo com o estudo recente da médica Dra. Lorena Balestra, especialista em emagrecimento saudável, começar as refeições com saladas, legumes, verduras e proteínas, deixando os carboidratos por último, pode fazer diferença na perda de peso e na manutenção do peso ideal.

Segundo a revisão bibliográfica feita pela pesquisadora, a ordem é um fator muito importante a ser considerado quando pensamos em emagrecimento e nutrição. “Estudos têm mostrado que essa abordagem pode ter impactos significativos na regulação dos níveis de insulina e na sensação de saciedade durante a refeição”, destaca a especialista.

A Dra. Lorena explica que a ordem está diretamente relacionada à forma como nosso corpo processa e absorve os nutrientes. "Ao priorizarmos a ingestão de proteínas, legumes e saladas no início da refeição, estamos proporcionando uma digestão mais lenta e equilibrada, o que contribui para evitar os temidos picos de insulina", ressalta a médica.

Esses picos de insulina estão associados ao acúmulo de gordura e ao aumento da sensação de fome em um curto espaço de tempo, levando a comer novamente pouco tempo após a refeição. "Ao optarmos por alimentos que são digeridos mais lentamente, como as proteínas e os vegetais, conseguimos prolongar a sensação de saciedade, o que é fundamental para quem busca controlar o peso", acrescenta a especialista.

Essa abordagem nutricional, baseada em uma sequência estratégica de alimentos, pode ser um aliado poderoso no controle do peso e na manutenção de uma alimentação saudável. À medida que a ciência avança, compreendendo melhor como nosso corpo reage aos alimentos, estamos cada vez mais próximos de uma abordagem nutricional mais eficiente e personalizada para atender às necessidades individuais de cada um.

Pesquisas são necessárias para descobrir mais sobre o assunto.

Sempre consulte um profissional de saúde qualificado para obter orientações personalizadas e seguras sobre a melhor abordagem nutricional para suas necessidades individuais.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp