10/08/2023 às 18h41min - Atualizada em 10/08/2023 às 18h38min

Doenças Neurodegenerativas: Como elas podem afetar diferentes fases da vida?

Apesar da sua prevalência na terceira idade, as doenças neurodegenerativas podem surgir em diversas fases da vida, afetando o indivíduo de formas diferentes de acordo com a idade em que ela surge.

O que são as doenças neurodegenerativas?

As doenças neurodegenerativas são um grupo de condições marcadas pela deterioração progressiva e irreversível do sistema nervoso central ou periférico. Essas doenças afetam o funcionamento normal do sistema nervoso, levando a sintomas variados que podem incluir problemas de memória, dificuldades motoras, alterações cognitivas e mudanças no comportamento.

As causas exatas das doenças neurodegenerativas ainda não são totalmente compreendidas, mas envolvem fatores genéticos, ambientais e outros mecanismos biológicos complexos. 

Atualmente, não há cura para a maioria dessas doenças, mas pesquisas contínuas buscam entender melhor suas causas e desenvolver tratamentos para amenizar os sintomas e retardar a progressão das doenças. 

Doenças neurodegenerativas na infância e adolescência

De acordo com o Dr. Bora Kostic, graduando em neurociência, médico especializado em cirurgia plástica e responsável pelo artigo recente “Doenças neurodegenerativas associadas com as fases da vida” em parceria com o Médico especialista em Coluna Vertebral, Dr. Luiz Felipe Carvalho, e o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, ao contrário do que se pensa, crianças e adolescentes também estão suscetíveis a doenças neurodegenerativas.

Geralmente se acredita que as doenças neurodegenerativas só podem afetar pessoas idosas, o que é um mito, elas podem se manifestar também, embora mais raro, durante a infância e adolescência, onde ocorrem em geral como distúrbios que geram perda progressiva da função neurológica”.

A menor incidência de doenças neurodegenerativas nessa faixa etária pode contribuir para um diagnóstico mais preciso, mas para isso é necessário comprovar uma regressão cognitiva, sensorial, social, motora e de fala, além de identificar a origem, seja ela genética ou adquirida” Explica Dr. Bora Kostic.

Doenças neurodegenerativas na infância e adolescência

O Brasil está passando por um momento de transição demográfica onde cada vez mais estamos tendo idosos e a expectativa de vida está aumentando, o que faz com que a incidência desse tipo de doença seja maior na vida adulta”.

Quando se envelhece, há um declínio das funções cognitivas, o que aumenta o risco do desenvolvimento de doenças como Alzheimer, Parkinson e ELA, todas não possuem cura, mas a melhor compreensão dos mecanismos que as desencadeiam ajuda a direcionar melhor o tratamento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes” Afirma Dr. Bora Kostic.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp