04/08/2023 às 17h05min - Atualizada em 04/08/2023 às 17h00min

Dia da Cerveja: Beber traz benefícios à saúde? Confira mitos que você sempre acreditou!

No dia 4 de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Cerveja, uma bebida que conquistou milhões de fãs ao redor do mundo, principalmente os brasileiros.
Muitos afirmam que a cerveja possui benefícios por conter antioxidantes e vitaminas do complexo B, além de potencial para baixar a pressão arterial. Mas será que essas alegações são verdadeiras? Vamos desvendar alguns mitos e verdades sobre o consumo de cerveja, de acordo com a avaliação da Nutricionista Dani Borges.


O que a ciência diz?


Um estudo britânico de longo prazo, realizado com homens e mulheres saudáveis durante 30 anos, revelou que mesmo o consumo moderado de cerveja pode aumentar em até três vezes o risco de doenças cerebrais e atrofia do hipocampo, “Muitos estudos e notícias informam que traz benefícios pro cérebro, mas isso é muito complexo. Por vezes estudos com camundongos mostram alguns resultados, mas nas pessoas é totalmente diferente. Outras vezes analisam o lúpulo e a cevada individualmente, e isso não quer dizer que os nutrientes desses ingredientes serão absorvidos em quantidade suficiente em apenas uma lata. Ou seja, precisaríamos beber muito, e com isso vem outras dezenas de malefícios do álcool”, alerta a nutricionista.


Dani explica que quanto a melhora na pressão arterial não são dados tão expressivos, e que existem outras práticas bem mais saudáveis e com resultados melhores para a pressão. “Bebendo uma lata, não perceberemos nada de tão especial. E bebendo mais que isso, a pressão arterial também pode ser afetada negativamente”, acrescenta.


Além disso, de acordo com a especialista, algumas cervejas, especialmente as de cereais não maltados, possuem carboidratos que podem elevar o índice glicêmico, comprometendo o processo de emagrecimento e inibindo a produção de testosterona, que compromete o ganho de massa muscular.


Vitaminas presentes na cerveja


Borges informa que a cerveja contém pequenas quantidades de vitamina B6, e que há muita propaganda enganosa sobre o assunto,  “É importante destacar que outros alimentos possuem níveis muito mais elevados dessa vitamina. Para adultos com até 50 anos, a ingestão diária ideal de vitamina B6 é de 1,3 mg. Pistache sem sal possui 1,70 mg, amendoim 0,30 mg. Enquanto a cerveja tem 0.046mg. (Em 100g), ou seja, é melhor comer uma boa refeição", afirma.


Consumo consciente e responsável


Apesar de alguns estudos apontarem pequenos benefícios do consumo moderado de cerveja, é fundamental considerar os riscos à saúde quando a ingestão. Dani Borges ressalta que é essencial controlar a quantidade ingerida e evitar o consumo. Optar por cervejas artesanais, que geralmente têm maior qualidade, se te fazem beber menos que as marcas baratas de mercado, pode ser uma alternativa para beber menos e com maior apreço pela experiência.


Dani dá dicas de como diminuir o impacto da bebida:


- Consuma alimentos ricos em gordura e proteína antes de beber, pois isso pode diminuir a absorção do álcool.
- Hidrate-se bem antes, durante e depois do consumo de cerveja.
- Consuma a cerveja de forma moderada e evite o consumo exagerado.
- Intercale com sucos para reduzir a quantidade de álcool ingerida.
- Beba lentamente, permitindo que o fígado tenha tempo para metabolizar o álcool.


O melhor remédio para a ressaca


Caso você exagere na quantidade de cerveja, a nutricionista tem algumas dicas para aliviar os sintomas da ressaca. Além de descansar, é importante manter-se bem hidratado e consumir alimentos ricos em vitaminas e água, como pera e melancia.


Lembre-se: Se tiver dúvidas sobre como o álcool pode afetar sua saúde ou como diminuí-lo em sua dieta, consulte um profissional de saúde qualificado.
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp