04/08/2023 às 16h59min - Atualizada em 04/08/2023 às 16h57min

Saúde mental: Como o Yoga pode ajudar a enfrentar a crise de equilíbrio mental atual?

Nos últimos anos, os problemas de saúde mental têm se tornado cada vez mais comuns, especialmente em meio à atual crise de equilíbrio mental que a sociedade enfrenta. O estresse, a ansiedade e a depressão se tornaram desafios quase rotineiros para a saúde, exigindo abordagens abrangentes para o tratamento dessas condições. 

O Yoga tem se destacado como uma terapia complementar importante para tratar da saúde mental, oferecendo uma abordagem que integra o corpo e mente. Sua prática milenar tem demonstrado benefícios significativos para a saúde mental, fornecendo ferramentas para enfrentar emoções e demandas da vida contemporânea.

Como o yoga age com problemas de saúde mental?

Segundo o professor de yoga e entusiasta por saúde e bem estar, Ravi Kaiut, existem alguns pilares do yoga que justificam seus efeitos na saúde mental.

Existe um estudo publicado este ano pela revista científica Frontiers in Psychology, que analisou os impactos da prática de yoga na saúde mental e identificou que o envolvimento com a prática presside diversos indicadores de bem-estar e que influencia estados de saúde mental, isso mostra que os impactos positivos do yoga são reais, mas por que eles surgem?”.

O yoga possui vários princípios importantes que ajudam no bem-estar mental, como a integração corpo-mente, a atenção plena, ou mindfulness, técnicas respiratórias, posturas físicas, meditação, entre outras que são focadas em manter o equilíbrio, justamente o pilar de uma gama de tratamentos contra doenças mentais, o que pode ajudar a potencializar os seus efeitos quando associadas” Explica Ravi Kaiut.

Os benefícios do yoga não são apenas pontuais, isto é, apenas impactam uma área pequena da vida, os efeitos positivos na saúde mental decorrem de uma mudança profunda em várias áreas da vida, melhora do sono, condição física, respiração, apetite, disposição, entre outros” Afirma.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp