04/08/2023 às 16h41min - Atualizada em 04/08/2023 às 16h36min

Conheça a acupuntura turbinada: eletroacupuntura pode auxiliar no alívio de sintomas de dor

Você já ouviu falar sobre a eletroacupuntura? Essa técnica está ganhando cada vez mais destaque quando falamos em medicina tradicional chinesa. Com estudos mostrando resultados promissores, a técnica tem despertado o interesse de muitos em busca de alívio da dor e promoção da saúde. 


A especialista em medicina tradicional chinesa, Patrícia Liu, explica que a eletroacupuntura utiliza uma corrente elétrica suave aplicada nos pontos de acupuntura para estimular o corpo, “Pesquisas indicam que a eletroacupuntura pode aumentar o fluxo sanguíneo local, o que pode auxiliar no alívio de algumas dores”, ressalta.


Embora ainda não existam evidências conclusivas, estudos mostram resultados promissores em relação ao uso da eletroacupuntura para o alívio. Pesquisas científicas sugerem que a técnica traz mais resultados conclusivos se comparado a acupuntura comum.  "Evidências moderadas sugerem que a eletroacupuntura pode ser eficaz no tratamento de condições como dores musculares, dor crônica e enxaqueca", explica Patrícia.


A eletroacupuntura deriva de outra técnica conhecida como TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea), que também utiliza corrente elétrica para estimular os pontos no corpo. No entanto, a diferença seria que a eletroacupuntura se baseia nos princípios da medicina tradicional chinesa, focando nos pontos específicos e nos meridianos de energia.


É importante destacar que a eletroacupuntura e a TENS devem ser realizadas por profissionais qualificados, que entendam a técnica e possam fazer uma avaliação individualizada. Cada pessoa é única e requer uma abordagem personalizada para alcançar os melhores resultados.


“Se você está em busca de uma abordagem complementar para o tratamento da dor ou para promover o bem-estar, a eletroacupuntura pode ser uma opção interessante a ser considerada. Consulte um médico e descubra como essa técnica pode se integrar ao seu cuidado de saúde”, ressalta Liu.


Lembre-se, a eletroacupuntura ainda está em fase de pesquisa e não substitui os tratamentos médicos convencionais. Se você está enfrentando algum problema de saúde, é essencial buscar o acompanhamento adequado e seguir as orientações de um profissional de saúde qualificado.

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp