03/08/2023 às 20h31min - Atualizada em 03/08/2023 às 20h29min

É normal sentir dor após exercícios ou é motivo de preocupação? Especialista responde

Quando se trata de exercícios físicos, muitos de nós já passamos por isso: aquela dorzinha incômoda que surge durante a musculação e no dia seguinte ao treino. Mas será que é normal sentir dor após se exercitar? Para esclarecer essa questão, a educadora física Joicy Vanessa compartilha sua visão sobre o assunto.

Joicy explica que a dor pós-exercício é uma preocupação comum entre os praticantes de atividade física. Mas é importante entender que, na maioria dos casos, trata-se de uma resposta natural do corpo ao esforço físico “A dor muscular de início tardio (DMIT), também conhecida como "dor do dia seguinte", geralmente ocorre devido a pequenas lesões musculares causadas pelo exercício intenso ou pelo trabalho muscular não habitual. Essa é uma resposta fisiológica comum ao exercício intenso ou a atividades não habituais. Ocorrem pequenas inflamações musculares, resultantes do estresse mecânico exercido sobre os tecidos musculares durante o treino. Essas lesões são parte do processo de adaptação do corpo ao novo estímulo físico. É como se os músculos estivessem se fortalecendo e se preparando para lidar com futuros desafios", esclarece a profissional.

No entanto, é essencial saber distinguir entre a dor durante e pós-exercício normal e a dor que pode indicar uma lesão mais séria. Vanessa enfatiza: "A dor muscular leve a moderada, que desaparece dentro de alguns dias, geralmente não é motivo de preocupação. Mas se a dor for intensa, persistir por mais de uma semana ou estiver acompanhada de inchaço, manchas ou limitação de movimento, é importante buscar orientação médica", ressalta a educadora.

Joicy tranquiliza os praticantes de atividade física: "Mas caso a dor vá embora, principalmente nos casos de quem está iniciando recentemente na academia,  lembre-se de que o corpo está se adaptando. À medida que você se torna mais condicionado e os músculos se acostumam ao exercício, a dor pós-exercício tende a diminuir", tranquiliza a expert. Ela incentiva a adoção de medidas para aliviar a dor, como o uso de compressas de gelo, banhos relaxantes, alongamentos suaves e repouso ativo. "O importante é ouvir o seu corpo e respeitar seus limites", ressalta.

Ela enfatiza dicas para evitar as dores: "a alimentação é a base para um corpo fortalecido em todos os sentidos. Tanto para o sistema imunológico quanto para ter mais vigor e deixar os músculos fortes para aguentar treinos. Além disso, beber muita água diariamente pode parecer uma dica óbvia, mas é preciso reforçá-la. O líquido ajuda a sintetizar nutrientes dos alimentos, além de manter os músculos oxigenados e hidratados, algo essencial para evitar as dores", alerta a especialista.

A educadora também recomenda contar com ajuda profissional para prevenir a dor após a academia. Segundo ela, ter o acompanhamento de profissionais para monitorar os treinos, checar seu desempenho, verificar os resultados e também prevenir lesões e contribuir para sua recuperação é uma ótima maneira de evitar a DMIT. Joicy destaca a importância de médicos do esporte, treinadores, instrutores e fisioterapeutas nesse processo. Além disso, ela ressalta que a prática frequente de exercícios, sempre com moderação e dentro da capacidade de resistência e força de cada indivíduo, é fundamental para evitar o surgimento das dores, uma vez que os músculos ficam mais preparados e adaptados aos estímulos.

Então, se você já sentiu aquela dorzinha após um treino intenso, lembre-se: é uma parte normal do processo de fortalecimento e adaptação do corpo. Confie em seu esforço e continue se movimentando em direção a uma vida mais saudável. A mensagem de Joicy Vanessa é clara: "Não deixe a dor pós-exercício te desanimar. Lembre-se de que cada músculo dolorido é um sinal de que você está progredindo e se tornando mais forte. Siga em frente e celebre cada pequena conquista!"

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp