31/07/2023 às 13h42min - Atualizada em 31/07/2023 às 13h39min

Sem foco? Descubra como a Yoga e a Meditação elevam suas funções cerebrais e energia

Você já parou para pensar no poder transformador que o yoga e a meditação podem ter em seu cérebro e níveis de energia? De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Waterloo, no Canadá, apenas 25 minutos de prática diária dessas atividades podem estimular as habilidades cognitivas relacionadas ao comportamento, além de aumentar a capacidade de controlar julgamentos estereotipados, ações e pensamentos rotineiros. Em um mundo repleto de situações estressantes, aprender a estar presente e deixar de lado o constante fluxo de pensamentos é uma habilidade valiosa. Francisco Kaiut, professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural, explica como o yoga e a meditação podem melhorar o funcionamento do seu cérebro e aumentar sua energia.


Segundo Francisco, no yoga, o praticante é incentivado a exercitar habilidades como a presença e a escuta ativa. “Essas práticas não apenas regulam o sistema nervoso, mas também têm impacto direto na saúde geral, proporcionando bem-estar físico, mental e emocional. As combinações de posturas têm o propósito de fazer a pessoa descobrir a constante presença e entrar em um estado não-reativo, estabelecendo uma forte conexão cerebral que facilita a entrada em um estado pré-meditativo. Permite que ela atue em um modo de autocontrole, mantendo-se tranquila e capaz de lidar com os desafios do cotidiano”, destaca o profissional.


De acordo com Kaiut, através das posturas do yoga, técnicas de respiração e relaxamento, os praticantes desenvolvem a consciência plena do momento presente, estabelecendo uma conexão profunda entre corpo e mente. “O yoga é um processo contínuo de foco no hoje, no agora. Estar presente em diversos momentos da vida é uma habilidade frequentemente subestimada, mas é fundamental para nos tornarmos mais conscientes de nossos pensamentos, sentimentos e padrões comportamentais. Ao praticar regularmente, você desenvolve a capacidade de escolher suas respostas diante dos desafios, inclusive em situações estressantes”, afirma.


Ele destaca cinco dicas sobre como trabalhar o foco através da meditação e yoga:


1. Pratique a meditação da atenção plena: A meditação da atenção plena é uma excelente maneira de educar e fortalecer seu foco. Reserve alguns minutos do seu dia para sentar-se em um local tranquilo e direcionar sua atenção para a respiração, observando-a com calma e sem julgamento. Quando sua mente começar a divagar, gentilmente traga o foco de volta à respiração. Com a prática regular, você notará uma melhora no seu foco e na capacidade de permanecer presente.


2. Experimente a prática de yoga com foco na respiração: Durante a prática de yoga, concentre-se na sua respiração. Use-a como âncora para manter sua atenção no momento presente e nas sensações do seu corpo. Ao sincronizar seus movimentos com a respiração, você estará cultivando o foco e a conexão entre corpo e mente.


3. Utilize técnicas de visualização: Durante a meditação ou a prática de yoga, experimente usar técnicas de visualização para direcionar seu foco. Visualize um objeto ou imagem específica em sua mente e tente mantê-la clara e estável. Isso ajudará a acalmar a mente e a fortalecer sua capacidade de concentração.


4. Estabeleça intenções claras: Antes de iniciar sua prática de meditação ou yoga, defina uma intenção clara para o que deseja alcançar. Pode ser focar na respiração, cultivar gratidão ou desenvolver paciência. Ao ter uma intenção clara, você terá um objetivo a ser alcançado e poderá direcionar sua atenção de forma mais eficaz.


5. Pratique regularmente: A prática regular é fundamental para aprimorar seu foco. Reserve um tempo diariamente para se dedicar à meditação ou à prática de yoga, mesmo que sejam apenas alguns minutos. Com o tempo, você notará uma melhora gradual no seu foco e na capacidade de direcionar sua atenção para onde deseja.


Lembre-se de que o foco é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada com a prática contínua. Seja paciente consigo mesmo e aproveite o processo de explorar e aprofundar sua capacidade de concentração através da meditação e do yoga.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp