22/07/2023 às 15h23min - Atualizada em 22/07/2023 às 15h20min

Juros altíssimos: Portugal não é mais uma boa opção para os brasileiros?

Portugal foi, por muitos anos, o paraíso para brasileiros que planejavam mudar de país, mas com o tempo a situação mudou e o aumento dos juros é um dos principais responsáveis por essa dificuldade.

De acordo com dados do Banco de Portugal (BdP), o juro médio de novos empréstimos de habitação aumentou 0,18%, superando os 4% pela primeira vez e 11 anos, ainda segundo o BdP, a taxa de juros de novos depósitos a prazo de particulares também cresceu para 1,26%, o maior valor em 8 anos.

Impacto dos juros para os brasileiros que vivem em Portugal

Como resultado da alta nos juros, brasileiros que compraram casas em Portugal com parcelamento, estão vendo suas prestações dobrarem e mesmo com benefícios do governo, se tornou inviável viver no país. 

"Minha prestação quase que dobrou, precisei buscar benefícios já que não tenho condições e mesmo assim eles não pagam 10% do valor da prestação. Estou perdido, tudo está caro, desde alimentos, luz e hipoteca" Disse Alexandre Silva, brasileiro filho de portugueses que está no país há 7 anos.

"Está tudo muito caro, o salário é menor do que os gastos e o governo está perdido. Não é muito diferente do Brasil, os brasileiros buscam Portugal para fugir da violência e até isso está aumentando. Está impossível se manter em Portugal" Relatou Marta Dias, que vive no país há 2 anos. 

Portugal: Difícil para se manter, bom para investir

De acordo com o contador Joaquim Moreira, especialista em consultoria para empresários e trabalhadores brasileiros, Portugal não é uma boa opção para quem busca emprego, e sim para quem tem dinheiro para investir.

"É um bom país para quem tem dinheiro para investir, mas devido a essas circunstâncias e o baixo salário, é diferente para quem vem buscar emprego”.

A primeira leva de brasileiros que vieram a Portugal eram os que tinham alta condição financeira, que fizeram marketing e atraíram os que vieram buscar trabalho. Mas antes  é preciso estudar antes a realidade do país. Portugal precisa de mão de obra braçal e é isso".

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp