19/07/2023 às 11h00min - Atualizada em 19/07/2023 às 10h50min

O que colocar no perfil profissional? Exemplos práticos!

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Saber o que colocar no perfil profissional para apresentar a trajetória de conquistas é essencial para se destacar durante o processo de recrutamento. 

Essa parte específica do currículo apresenta uma descrição resumida das principais habilidades e experiências profissionais. Por ser a primeira seção, é capaz de captar a atenção do recrutador que analisa o currículo. 

Por isso, é imprescindível entender o que a empresa busca para elencar quais habilidades e experiências que possui são mais condizentes a vaga. 

Um bom perfil profissional precisa ser claro, objetivo, e apresentar as informações de maneira resumida e organizada. 

Dito tudo isso, escolher corretamente o que colocar no perfil profissional é a chave para se destacar e conquistar a vaga almejada.

O que colocar no perfil profissional?

Para saber o que colocar no perfil profissional inicie com uma análise detalhada de toda a sua carreira profissional como cargos, promoções e habilidades. Essa também é uma boa oportunidade para pensar se você está disponível para trabalhar em horários alternativos, se pode viajar ou se mudar.

Ao terminar a listagem de habilidades e experiência, selecione quais são condizentes com a vaga que está se candidatando. Com essa especificação, organize as informações de forma objetiva e com linguagem clara.

Em geral, habilidades técnicas, competências comportamentais, experiências anteriores e informações acadêmicas são bons itens para colocar no perfil profissional. Além disso, elenque as ferramentas ou itens que você tem competência. 

Por exemplo, para uma vaga em uma multinacional pode ser imprescindível a fluência em outro idioma. Já uma empresa de tecnologia pode requerer domínio em determinado software ou plataforma. 

Capriche na seleção das suas competências comportamentais, pois, essa é uma característica que está sendo muito valorizada no mercado de trabalho. 

Mas, cite-as de forma mais efetiva, sem rodeios ou usando adjetivos comuns. Assim, as chances do seu perfil ter maior destaque e ser lembrado são maiores. 

O objetivo do perfil profissional é que seu currículo seja entendido, pelo recrutador, como ideal para determinada vaga. 

Como organizar as informações?

Organizar as informações e saber como colocar no perfil profissional é tão importante quando selecioná-las.  

O perfil profissional deve ser escrito de forma corrida e uma boa prática é usar verbos de ação para indicar dinamismo. Também desconsidere palavras e frases redundantes, além de termos genéricos. Inclua dados reais e mensuráveis, e palavras-chave que o empregador possa estar pesquisando.

E claro, reforce e enfatize o que tem de único e diferente de todos os outros candidatos.  

Exemplos práticos de perfil profissional para inspirar

Cada perfil profissional precisa ser único e específico para o cargo pretendido. Mas, para que você não precise começar do zero, confira esses exemplos:

Para profissionais especialistas

Profissional de tecnologia detalhista e minucioso, com mais de dez anos de experiência, sendo os últimos 3 anos liderando a equipe de desenvolvimento de aplicativos de uma multinacional. Especialista em Java, Python e PHP com noções de design e ferramentas Adobe. Excelente capacidade de minimizar conflitos, traduzir termos técnicos, e realizar apresentações de fácil compreensão. MBA em Gestão de TI pela FGV. Disponível para trabalhar na Região Metropolitana de São Paulo.

Para profissionais principiantes

Recém graduado em engenharia química pela Universidade X de São Paulo. Possuo experiência em análise laboratorial de reagentes químicos de tinta para a indústria automobilística, sob supervisão acadêmica. Estou disponível para viajar e atuar em qualquer localidade do território nacional.

Para trabalho remoto

Dois anos de atendimento ao consumidor online com efetivas recomendações e alta avaliação de satisfação. Excepcional comunicação oral e escrita, autogerenciamento, adaptabilidade à novas plataformas de atendimento e processos. Reconhecida capacidade para solucionar problemas com cordialidade. 

Para transição de carreira

Sou formada em marketing pela Universidade Z do Paraná e possuo três anos de experiência com mídias sociais e captação de leads. Com técnicas de comunicação assertiva e interação aumentamos a conversão dos leads qualificados em clientes em 6% em apenas 5 meses. Tenho interesse em atuar com maior foco no marketing B2B de empresas de tecnologia, para isso estou participando de diversos cursos e aperfeiçoamentos internacionais sobre estratégias específicas para o setor.

Dicas de erros que devem ser evitados

Infelizmente, alguns candidatos cometem erros básicos na hora de criar ou no que colocar no perfil profissional. Para evitar que isso aconteça com o seu currículo, evite o uso de vocabulário desleixado ou com jargões não conhecidos. 

Tenha sempre em mente que seu currículo é a base para uma boa comunicação com seu recrutador. Portanto, evite informações genéricas e clichês que são conhecidas e altamente utilizadas. Lembre-se que o recrutador receberá uma imensa variedade de documentos e precisa se lembrar da sua candidatura, especificamente. 

O perfil profissional pode ser decisivo para reter a atenção e alcançar a oportunidade desejada. Seja direto e objetivo ao demonstrar suas habilidades e anseios, ao mesmo tempo que cria um documento claro e atraente. Assim, você acerta na construção do seu perfil!

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp