16/07/2023 às 22h42min - Atualizada em 15/07/2023 às 14h40min

Tenho um filho com superdotação? O que fazer?

Descobrir que seu filho possui altas habilidades é apenas o primeiro passo de um longo processo de adaptações e cuidados para que ele possa se desenvolver corretamente e manter o equilíbrio entre os estudos avançados e sua infância, sem negligenciar nenhum dos dois.

A descoberta

Eliz Yamanaka, mãe de Miyuki Yamanaka, brasileira de 6 anos que se tornou a mais jovem membro da sociedade de alto QI, Intertel, conta que descobrir que a filha tinha altas habilidades pode parecer maravilhoso, mas demanda dos pais conhecimentos que muitos não possuem.

Ter um filho com altas habilidades exige cuidados especiais, não só com a sua educação, mas como na forma como você lida com determinadas situações novas e etc., coisa que muitos não fazem ideia de como fazer”.

Por isso, é fundamental contar com a ajuda de especialistas não só para direcionar o seu filho, mas também a família dos próximos passos e dos cuidados que se deve ter” Explica.

Realizar as mudanças necessárias

Algumas mudanças vão acontecendo de forma natural, principalmente na rotina escolar, a Miyuki,por exemplo, tinha muita dificuldade justamente pelo ritmo de ensino tradicional ser muito lento comparado com a velocidade com que o cérebro dela assimila as informações, então, conversando com a diretora da escola onde ela estava e pesquisando um pouco, realizamos as adaptações necessárias para que ela pudesse aprender corretamente no seu ritmo”.

Comunicação aberta

O mundinho de uma criança com altas habilidades pode ser bastante solitário se ela não se sentir acolhida, então ter um diálogo aberto para entender o que ela sente, como você pode ajudar, estimular o convívio com outras crianças, etc., ajuda a deixar seu filho mais à vontade”.

As crianças superdotadas podem enfrentar desafios emocionais e sociais únicos, por isso, é importante fornecer um ambiente de apoio onde a criança possa se sentir compreendida e aceita” Explica Eliz Yamanaka.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp