14/07/2023 às 20h10min - Atualizada em 14/07/2023 às 20h08min

Obesidade: Especialista revela qual é o tratamento adequado e as principais recomendações

Perder peso não é uma tarefa simples para quem enfrenta sobrepeso ou obesidade, principalmente porque muitas vezes essas condições são acompanhadas por péssimos hábitos alimentares e sedentarismo. Mas o tratamento não é tão fácil assim, já que cada pessoa requer um tratamento específico, que deve ser supervisionado por um profissional médico. A Dra. Lorena Balestra, especialista em emagrecimento saudável, compartilha dicas valiosas sobre o tratamento da obesidade e do sobrepeso.

"Não podemos mais ignorar o fato de que a obesidade é uma doença grave, capaz de desencadear e agravar diversas outras condições de saúde. É fundamental compreender que a obesidade não deve ser tratada apenas como uma questão estética, mas sim como um problema de saúde que merece toda a atenção e cuidado necessários”, explica Lorena.

Ao contrário do que se pensa, simples mudanças nos hábitos de vida, como melhorias na alimentação e atividade física, não são suficientes para combater a obesidade e o sobrepeso. A Dra. Balestra ressalta: "A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a importância de abordagens multifatoriais e, quando possível, terapias medicamentosas no tratamento dessas condições. É necessário associar diversas outras estratégias para obter sucesso e garantir a manutenção dos resultados”, ressalta a médica.

Mas há dicas essenciais que devemos seguir para tratar efetivamente a obesidade? A Dra. Lorena compartilha algumas:

1. Busque apoio profissional: Procure a orientação de profissionais especializados em emagrecimento saudável, como médicos, nutricionistas e educadores físicos. Eles poderão traçar um plano personalizado e acompanhar sua jornada.

2. Adote uma alimentação equilibrada: Priorize alimentos naturais e nutritivos, evite alimentos ultraprocessados e foque em refeições balanceadas, ricas em frutas, vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis.

3. Pratique atividades físicas regulares: Encontre uma atividade que você goste e faça dela parte da sua rotina. Exercícios aeróbicos, musculação e práticas como ioga e pilates são ótimas opções.

4. Tenha um sono de qualidade: O descanso adequado é essencial para o equilíbrio do corpo. Priorize um ambiente propício para o sono e estabeleça uma rotina regular.

5. Cuide da saúde mental: A obesidade muitas vezes está relacionada a questões emocionais. Procure apoio psicológico para lidar com possíveis transtornos alimentares, estresse e ansiedade.

Lembre-se de que cada jornada de tratamento é única e requer paciência e comprometimento. Com o acompanhamento adequado e a abordagem correta, é possível conquistar a saúde e o bem-estar que você merece. Não deixe que os tabus e paradigmas te impeçam de buscar a transformação. Confie na sua capacidade de mudar e dê o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável.

A especialista destaca que além disso, é fundamental desenvolver uma relação saudável com o nosso corpo, ouvi-lo e não nutrir sentimentos negativos em relação a ele. Aceitar o corpo como ele é e reconhecer que podemos melhorar, sem cultivar o ódio ou a insatisfação, é essencial. “Ao compreender e respeitar as particularidades do nosso organismo, estamos mais propensos a adotar escolhas saudáveis, buscar um estilo de vida equilibrado e encontrar a motivação necessária para alcançar nossos objetivos de forma positiva e duradoura”, finaliza.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp