09/07/2023 às 20h50min - Atualizada em 08/07/2023 às 20h46min

Faxina cerebral: Você sabia que o seu cérebro é lavado durante o sono?

Você já se perguntou como o seu cérebro se mantém saudável e em pleno funcionamento? Durante o sono, um verdadeiro processo de faxina acontece no órgão, liderado por um líquido: o Líquido Cefalorraquidiano (LCR). Prepare-se para conhecer os segredos fascinantes dessa substância poderosa que circula ao redor do seu cérebro e medula espinhal, te deixando sempre renovado.

De acordo com a neuropsicóloga Nathalie Gudayol, imagine o LCR como uma equipe de faxineiros minuciosos que trabalham incansavelmente para manter tudo impecável. Enquanto você dorme tranquilamente, esse líquido realiza uma importante tarefa: transportar a adenosina, uma substância responsável por enviar sinais ao seu corpo de que está cansado. É como se ele fosse o mensageiro do sono, garantindo que você recarregue suas energias.

Mas não é só isso! O LCR desempenha diversas funções vitais para o sistema nervoso central, “Ele não lava diretamente o cérebro, mas circula em torno dele e da medula espinhal, atuando como uma verdadeira força da natureza. Sua missão é remover resíduos metabólicos, manter um ambiente químico propício para o funcionamento neural e oferecer proteção aos tecidos cerebrais e medulares”, explica Nathalie.

Esse líquido é produzido nos ventrículos aéreos, verdadeiras cavidades dentro do seu cérebro. “Uma estrutura especial chamada plexo coróide é responsável por filtrar os componentes do sangue e criar um líquido rico em nutrientes e livre de substâncias indesejadas. Depois de produzido, o LCR flui por um complexo sistema de canais e espaços chamados de espaços subaracnóideos, localizados entre as camadas protetoras do cérebro e da medula espinhal”, destaca a especialista.

Conforme o LCR circula por esses espaços, ele banha as estruturas neurais, fornecendo nutrientes vitais e oxigênio, ao mesmo tempo em que remove resíduos metabólicos prejudiciais. Essa circulação é essencial para manter um ambiente químico equilibrado, livrando as células neurais de substâncias tóxicas e evitando o acúmulo de metabólitos indesejados. Mas as habilidades desse líquido não param por aí! Ele também possui um papel fundamental na proteção do seu cérebro contra lesões físicas. Agindo como um amortecedor, o LCR absorve impactos e distribui as forças de maneira uniforme ao redor do cérebro e da medula espinhal, garantindo que esses órgãos vitais sejam protegidos de danos.

Portanto, na próxima vez em que você se deitar para uma noite de sono reparador, lembre-se da incrível ação do LCR em seu cérebro. Valorize a importância dessa faxina noturna e desfrute dos benefícios de um cérebro saudável e revigorado, graças à ação desse líquido extraordinário.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp