05/07/2023 às 21h32min - Atualizada em 05/07/2023 às 21h30min

O papel do acompanhamento psicológico na formação de jogadores de sucesso

No mundo do esporte, não basta apenas ter habilidades físicas e técnicas excepcionais para se destacar, o aspecto psicológico também desempenha um papel fundamental no desempenho dos atletas.

Um dos principais pontos trabalhados no acompanhamento psicológico é o desenvolvimento do controle emocional. O esporte é um ambiente altamente emocional, no qual a pressão, o estresse e a frustração podem afetar o desempenho dos jogadores. Além disso, a inteligência emocional é uma habilidade fundamental para os jogadores de alto nível, e o acompanhamento psicológico ajuda os jogadores a desenvolverem a consciência emocional, a capacidade de se automotivar e a lidar com as adversidades de forma construtiva.

Acompanhamento psicológico durante toda a carreira do jogador

De acordo com o empresário do futebol e dono da Strategic Sportes, Emerson Zulu, o acompanhamento psicológico é essencial para formar um jogador de sucesso.

“A saúde mental de um jogador impacta diretamente seus resultados nos campos, por isso, contar com o psicólogo desde o início da carreira é essencial para que ele possa aprender a lidar com pressão, frustração, manter esforços, entre outras habilidades essenciais para um atleta”.

“Além disso, muitas vezes a família e o círculo de amigos pode exercer um papel negativo na saúde mental do jogador, ou o contrário, um jogador que não saiba lidar com a carreira pode prejudicar pessoas a seu redor, para evitar esse tipo de situação, o apoio psicológico é fundamental, no meu caso, problemas na família quase me levaram a perder oportunidades de crescimento, agora uso minhas experiências de vida para direcionar melhor meus jogadores” Explica Emerson Zulu.

“Recentemente tivemos o caso de um jogador do Corinthians que é uma grande promessa, mas que estava tendo comportamentos não adequados para a idade de 11 anos, por isso, na minha equipe contamos com um neurocientista e psicólogos para realizar uma consultoria, o que não traz apenas retornos a investimentos, mas ajudas esses jovens jogadores a terem um melhor direcionamento na sua carreira” Conta.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp