29/06/2023 às 13h05min - Atualizada em 29/06/2023 às 12h52min

Explorando a Europa de trem: rotas panorâmicas e experiências incríveis

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Não há dúvidas, viajar pela Europa de trem é uma experiência diferenciada. Ainda mais quando os passageiros não possuem o hábito de percorrer longas distâncias por cima de trilhos.

É possível afirmar que nenhum território é mais propenso para viagens de trem, do que o europeu. As paisagens são um presente de tirar o fôlego acompanhadas de segurança, conforto e comodidade do vasto sistema ferroviário.

Essa forma de transporte é muito prática. Afinal, basicamente é chegar na estação correta, encontrar a área de embarque e subir no trem. E, há diversidade como trens de alta velocidade, noturnos, locais e entre países, permitindo uma forma mais fácil de viajar. 

As estações geralmente são bem localizadas e possuem interligações com estações de metrô, que facilitam o translado. Ou seja, existem vários pontos positivos em viajar de trem.

E a partir do momento em que são cumpridos todos os requisitos do ETIAS para brasileiros, o turista fica livre para percorrer todo o Espaço Schengen com mais liberdade.

Para aproveitar as belas paisagens europeias, preparamos uma lista com rotas panorâmicas e experiências incríveis para percorrer a Europa de trem. 

O que percorrer na Europa de trem?

Com mais de 250 mil quilômetros de trilhos ferroviários acompanhados de belas paisagens, pode ser difícil escolher qual rota realizar.

Uma coisa é certa, independentemente de para onde, a própria viagem à Europa de trem já é uma experiência incrível.

Mas, para ajudar na sua escolha, separamos uma lista de cidades que vale incluir no roteiro:
 

1. Linha Bernina Express na Suíça

Quando se pensa em percorrer a Europa de trem já vem à mente as paisagens montanhosas com picos nevados. Se seu objetivo é admirar os belos Alpes, percorra a ferrovia histórica da linha Bernina Express.

A beleza é tão impactante que as paisagens panorâmicas são consideradas um Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Essa é considerada uma das viagens mais bonitas do Velho Continente. O passeio leva em torno de 4 horas, e percorre Chur ou St. Moritz, na Suíça, até Tirano, na Itália.

Embora muitos digam que a melhor época para percorrer o caminho seja abril, os vales continuam nevados mesmo no verão. E, os lagos azuis servem como um espelho que reflete a beleza das montanhas. 

Se a visita à Suíça ocorrer no verão, aproveite a oportunidade para curtir os Festivais de Jazz e de Verão que são roteiros para sair do óbvio
 

2.    Inclua a Glacier Express no roteiro da Europa de trem

Indiscutivelmente, a Suíça oferece infinitas rotas com vistas panorâmicas que merecem ser percorridas lentamente, para apreciar com calma.

É exatamente essa incrível experiência que o Glacier Express oferece. Percorrendo paisagens montanhosas entre St. Moritz e Zermatt, esse trem é muito famoso e se intitula como  o trem expresso mais lento do mundo.

Embora percorra apenas 300 km, a viagem dura mais de 7 horas para que todos os passageiros possam apreciar o belo cenário.

O passageiro pode escolher assentos na primeira ou segunda classe para apreciar, das grandes janelas, as montanhas, desfiladeiros, vales, túneis e pontes.  

3.    Roteiros Italianos para apreciar

Por ser um continente que abriga muitos países pequenos, os turistas optam por percorrer mais de um território europeu em suas viagens.

Porém, a Itália é um país que, por si só, vale uma viagem inteira. Berço de importantes fatos históricos, o famoso país da bota possui diversos pontos turísticos para conhecer. 

Com a vantagem de que os percursos podem ser realizados de trem, com lindas paisagens passando pela janela. O trajeto entre Roma e Florença dura menos de duas horas.

Já a Cinque Terre é um dos pontos turísticos mais famosos da Itália. Com prédios coloridos construídos em falésias, essa região atrai inúmeros turistas.

Uma das principais curiosidades é que os caminhos internos podem ser realizados apenas em trilhas ou por ferrovias. Isso faz do passeio um dos mais bonitos para realizar na Europa de trem.

Apesar de durarem apenas 40 minutos, os 20 km possuem imagens dignas de cartão postal e o trajeto possui seis paradas: La Spezia, Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso. Inclusive, o Caminho do Amor acabou de ser reaberto, após 11 anos.

4.    Rauma Line, Noruega

Essa é uma viagem na Europa de trem que todo turista deveria ter a chance de realizar. Com janelas panorâmicas, o trem percorre encostas montanhosas com altos picos e faces rochosas irregulares.

O trajeto é famoso pela elevada Ponte Kylling, onde há uma pausa para que os passageiros tirem fotos da vista. Seguindo, o trem percorre o caminho do acidentado Reinheimen National Park.

Durante todo o percurso, de aproximadamente uma hora e meia, se aprecia as belezas naturais da Noruega. 

5.    De Fort William a Mallaig, na Escócia

A West Highland Line é considerada a viagem ferroviária mais cênica do mundo. E, por isso, escolhemos ela para fechar com chave de ouro a nossa lista.

O trajeto percorre planaltos escarpados, lagos isolados e o Viaduto Glenfinnan, famoso cenário dos filmes da franquia Harry Potter. Para os fãs da série há um bônus, o trajeto é percorrido pelo The Jacobite Train, o trem que foi a inspiração para criar o Expresso Hogwarts.

O percurso total que sai de Fort William, Glasgow até Mallaig leva mais de cinco horas. E, grande parte da paisagem da rota permanece intocada, praticamente a mesma de quando a linha férrea foi construída no final do século XIX. 

 Experimente os trens de alta velocidade

Outra experiência marcante em uma viagem pela Europa de trem é a facilidade de percorrer trechos em pouco tempo. 

Aproveite a oportunidade para incluir mais de um país sem perder tempo, no trecho Amsterdam - Paris, por exemplo. Ou então, com os trens locais como de Paris até Nice, ou Madri a Barcelona. 

De fato, a Europa é o continente das linhas férreas e vale a pena incluir um ou mais trechos nas suas próximas viagens!

 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp