10/09/2015 às 14h57min - Atualizada em 10/09/2015 às 14h57min

Chubb investe em inovação na estratégia de análise de Risco com uso da Inteligência Geográfica

Empresa do setor de seguros busca melhorias constantes em seus resultados por meio de ferramentas e tecnologias que auxiliam na compreensão de riscos.

Medialink

A Chubb Seguros do Brasil, com nove escritórios e mais de 400 funcionários, vêm investindo continuadamente em ferramentas que visam aprimorara forma de analisar os riscos inerentes aos seus clientes. A mais recente novidade é a adoção da Plataforma ArcGIS, distribuída no país pela Imagem, líder em Sistemas de Inteligência Geográfica, que permite identificar, segmentar e   avaliar os riscos da carteira de automóveis por meio da Geografia.

 

Em fase de implementação, a Geoanalysis tem ajudado a Chubb, que é focada no mercado de alta renda, a desenvolver uma forma preditiva de avaliar os riscos de subscrição e com isto otimizar as ofertas na carteira de seguros automotivos. Dentro de um mercado bastante dinâmico a seguradora trabalha constantemente em formas de amenizar os riscos, a fim de identificar o que não está claro, ou completamente visível durante a avaliação do risco. “Em outras palavras, avaliar o perfil e as condições socioeconômicas, em conjunto com a Geografia, permite compreender melhor os riscos em regiões ou cenários de forma mais coerente possível, com base em informações mais dinâmicas”, afirma Thiago Soares, gerente atuarial da Chubb.

 

Essas informações, disponibilizadas pela plataforma ArcGIS, podem incluir rotas de carro e regiões por onde o cliente passa ao ir ao trabalho, por exemplo, que representam certos riscos, como assaltos, sequestros, alagamentos, batidas de veículos, com maior frequência, com base em dados oficiais da polícia ou departamento de trânsito, elementos que não estão intrínsecos no CEP do assegurado. “O CEP é um dado estático, que dificilmente apresenta mudanças no status de segurança do cidadão, diferentemente do percurso que ele faz para levar os filhos para a escola, ir ao trabalho, voltar para casa, etc. Tudo isso levado em conta traz o benefício de oferecer um serviço mais justo e dentro da realidade do beneficiário”, explica Soares. 

 

Segundo ele, dessa maneira o segurado entende os perigos que corre, e enxerga o valor de proteger seus bens. “Tudo isso gera mudança, não só no comportamento do cliente, mas também no da Chubb, que busca constantemente compreender riscos em cenários ‘desconhecidos’, fora da zona de atuação, ou com baixa penetração comercial”, diz o gerente. Este continuo investimento visando melhorias nos permite fazer as avaliações de riscos com mais assertividade, de forma diferente, em regiões que carregavam mitos ou desconfianças. “A análise de risco ficou muito mais segmentada, proporcionando adequação de Preço X Risco para o beneficiário”, completa o executivo.

 

Como resultado, a Chubb Seguros do Brasil, que já representa a terceira maior operação do Grupo Chubb Corporation no mundo, espera obter ainda mais competitividade dentro dos riscos considerados como ‘target’ pela companhia. “Acreditamos que estamos colhendo os frutos da parceria com a Imagem. Embora ainda no início, enxergamos nesse projeto um grande potencial de evolução para proporcionar mais eficiência os nossos negócios, prestando melhores serviços aos clientes”, finaliza Thiago Soares.

 

Sobre a Chubb do Brasil

A seguradora iniciou suas operações no mercado brasileiro em 1973 após a aquisição do controle acionário da mais antiga empresa de seguros do país, a Argos Fluminense, fundada em 1845. A companhia é subsidiária da norte-americana The Chubb Corporation, fundada em 1882, uma das maiores empresas de seguros dos Estados Unidos e do mundo. A Chubb se consolidou no mercado segurador nacional ao oferecer produtos e serviços com vantagens exclusivas, garantindo aos clientes segurança, qualidade e sofisticação. Ganhou destaque em diversos segmentos como Personal Lines, D&O (Directors and Officers), Mass Marketing, Property, Seguro Transporte, Vida em Grupo, Riscos Empresarias, Entretenimento, entre outros.

 

Sobre a Imagem

 

Entender onde e como cada fenômeno interage com os demais é fundamental para permitir que as pessoas, empresas e governos consigam dar respostas rápidas e tomar decisões corretas. A chave para esta compreensão do mundo é a Inteligência Geográfica. Esta é a filosofia da Imagem, empresa brasileira de Soluções de Inteligência Geográfica fundada em 1986 e distribuidora oficial da Esri no Brasil. Mais informações em www.img.com.br.

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