13/05/2015 às 15h34min - Atualizada em 13/05/2015 às 15h34min

Sator lança evento voltado às cidades inteligentes: Connected Smart Cities acontece no segundo semestre em São Paulo

Durante o lançamento oficial do evento, público poderá conferir a apresentação do case Porto Maravilha (RJ), considerado a maior parceria público-privada do país

Com o propósito de fomentar debates, apresentar cases e planos de ação para construção de cidades inteligentes no país, a Sator lança no próximo dia 12 de maio, em São Paulo, o Connected Smart Cities. O encontro acontecerá na sede da Demarest Advogados, um dos maiores escritórios de advocacia da América Latina e parceiro do evento. Ainda na ocasião, o secretário de Projetos Estratégicos e Concessões de Serviços Públicos e Parcerias Público Privadas do Rio de Janeiro, Jorge Arraes, abordará detalhes do projeto Porto Maravilha às autoridades, empresários e especialistas que buscam soluções inteligentes para o desenvolvimento dos municípios.

“Acreditamos que uma smart city é aquela que cresce de forma planejada por meio de análises do desenvolvimento de indicadores básicos. O nosso intuito é reunir especialistas, governo e o setor privado para propor soluções que minimizem os impactos dos problemas urbanos e ao mesmo tempo aproveitem o potencial da modernidade para elevarmos o maior número possível de cidades ao patamar de cidade inteligente”, enfatiza Paula Faria, diretora da Sator, agência idealizadora do evento. “Esse primeiro encontro é o ponto de partida de um novo movimento em prol do desenvolvimento urbano no País. Estão todos convidados”, completa.

O Connected Smart Cities acontece entre os dias 03 e 05 de agosto no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo (SP). No evento serão apresentados projetos em estudo ou já implementados como os cases bem sucedidos de cidades como Florianópolis, Curitiba, Águas de São Pedro, Recife e Rio de Janeiro, que já se articulam de forma de forma inteligente. Temas como mobilidade urbana, gestão hídrica, recursos tecnológicos e outros integram a grade de discussões, que será complementada por uma área de exposições, rodadas de negócios e a divulgação inédita do Ranking Connected Cities e do Prêmio Connected Cities.

Case Porto Maravilha - Considerado a maior parceria público-privada do país, o projeto Porto Maravilha prevê R$ 8 bilhões em investimentos nos próximos anos em obras e serviços para revitalizar e integrar a área portuária da capital carioca. Do montante total, R$ 4 bilhões já foram destinados ao projeto.

“A transformação da mobilidade nesta área portuária consolida um modelo com ênfase no transporte público coletivo integrado e sustentável. A remoção de mais de quatro quilômetros do Elevado da Perimetral permitiu a implantação de um novo complexo de vias e túneis que aumenta a capacidade do sistema a partir de 2016. Deixarão de existir a avenida Rodrigues Alves e o viaduto e entram as vias Binário do Porto e Expressa com nova distribuição do trânsito, além disso teremos a retomada do trecho de cinco milhões de metros quadrados que irá contar com 17 quilômetros de rede cicloviária e 28 quilômetros para as linhas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)”, explica Jorge Arraes, secretário de Projetos Estratégicos e Concessões de Serviços Públicos e Parcerias Público Privadas do Rio de Janeiro.

Assim como acontece no Rio de Janeiro, Arraes enfatiza os benefícios de projetos inteligentes e alinhados à estratégia de planejamento dos municípios. “Acredito que uma cidade inteligente tem que ter esse pulso de inovação, coragem e criatividade porque a revitalização de uma área sempre terá repercussão profunda ao promover reformas na estrutura vigente. E nós inovamos em muitos aspectos para chegar a esse objetivo. Superamos barreiras e paradigmas em todos os sentidos, desde a regulação fundiária à renovação do conceito de mobilidade. O legado que essa experiência do Porto Maravilha traz para o Rio é o legado da transformação da cidade para uma condição de desenvolvimento urbano”, pontua. 

A sede da Demarest fica na avenida Pedroso de Moraes, 1201, Pinheiros, SP. Interessados em participar do lançamento oficial do Connected Smart Cities devem enviar email para connectedsmartcities@sators.com.br. As vagas são limitadas.

Programação
08h30 - Welcome Coffee e Credenciamento
09h00 - Boas Vindas e apresentação Demarest
             Paulo Dantas, sócio da Demarest Advogados
09h15 - Apresentação Case Porto Maravilha
 Jorge Arraes, secretário de Projetos Estratégicos e Concessões de Serviços   
 Públicos e Parcerias Público Privadas do Rio de Janeiro
10h15 - Apresentação Connected Smart Cities
     Paula Faria, diretora da Sator
     Thomaz Assumpção, presidente Urban Systems
     Roberto de Souza, presidente do Centro de Tecnologia e Edificações (CTE)
     Miguel Bucalem, coordenador acadêmico USP Cidades

Sobre o Connected Smart Cities  - http://www.connectedsmartcities.com.br/ 

Em sua primeira edição, o Connected Smart Cities irá reunir empresas, entidades e governos para promover a discussão, a troca de informações e a difusão de ideias para que as cidades brasileiras possam tornar-se mais inteligentes, conectadas e subam um degrau na escala de desenvolvimento na próxima década, aproximando-se dos índices das cidades inteligentes modelos do mundo. Paralelamente ao Fórum de discussões e à area expositora, será entregue o Prêmio Connected Smart Cities e divulgado o inédito Ranking Connected Smart Cities das cidades com maiores potenciais de desenvolvimento. O evento, organizado pela Sator, acontecerá de 03 a 05 de agosto, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, e tem como aliados estratégicos a Demarest, Urban Systems, o Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) e Neurônio - Ativação de Negócios e Causas, além do apoio de mais de 30 organizações de diversos setores atuantes nos segmentos do evento.

Sobre a Sator
A Sator nasceu em 2005 como uma empresa de produção de eventos, passou a oferecer serviços de comercialização e comunicação para os eventos que organizava e, mais recentemente, descobriu-se como uma organização desenvolvedora de plataformas de negócios, que consiste em identificar, planejar e desenvolver oportunidades por meio de encontros presenciais como seminários, feiras, rodadas de negócios, mídia online e impressa. A empresa conta com uma ampla experiência na organização de eventos como a Airport Infra Expo, Sustainable Brands, Unomarketing, Ciclo Era Digital, dentre outros.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »