08/02/2021 às 15h49min - Atualizada em 08/02/2021 às 15h49min

Gastronomia em Salvador: Conheça o restaurante ‘Odoyá’ e sua tradicional Moqueca Baiana Mista

O Restaurante traz essa criação gastronômica que reúne sabor e a regionalidade da capital soteropolitana

Van Carvalho
Onde apreciar uma boa Moqueca Baiana Mista em Salvador? A moqueca mista poderia ser descrita como um cozido de peixe e/ou frutos do mar. Mas, esta explicação simplificada deixaria de fora toda a complexidade de sabores que reside na panela de barro na qual é preparada e que consiste em uma característica. Na Bahia ela segue como dos pratos principais da terra e apreciada pelos soteropolitanos e turistas.

É muito importante exaltar os sabores dos ingredientes, como o peixe e dos camarões, ao leite de côco e azeite de dendê. Além dos temperos, tomate, cebola e coentro para enfeitar. E é servida com as seguintes guarnições um pirão que é feito com o caldo da moqueca m, um arroz branco temperado, uma farofa de azeite de dendê  assim com uma porção de bananas da terra frita no mesmo azeite.

No famoso restaurante ‘Odoyá’ que está localizado ali na Praça do Cruzeiro de São Francisco no Pelourinho, essa moqueca mista e um dos carro-chefe há mais de 12 anos desde quando entrou no cardápio da casa. O sucesso dessa iguaria genuínamente baiana é do chef Alexsandro Santos especialista em moquecas, que está à frente do estabelecimento que possui uma boa estrutura de receptivo para o almoço e jantar em dos pontos turísticos mais visitados de Salvador. “A princípio os pratos eram elaborados por chefs que possuíam títulos internacionais e eles faziam algumas adaptações com essas receitas que são baianas no que se refere as moquecas. Agora estamos no momento de apropriação e regionalização desse prato. Isso porque quando o turista vêm nos visitar eles querem experimentar justamente aquele cardápio típico e especial que Bahia tem.” disse o Alexsandro.

Existem umas seis versões distintas de moquecas e todas acompanham arroz, farofa de dendê e pirão de peixe. Tem a de garoupa leva o peixe nobre em postas; a de frutos do mar tem polvo, peixe, lula, marisco e camarão; a de peixe leva filés do pescado; já a mista leva peixe e camarões. Há duas opções vegetarianas, de banana da terra (esta com leite de côco) e de legumes. “Já ganhamos inúmeros prêmios no âmbito da gastronomia com essa receita típica da Bahia. Nos empenhamos sempre, em ter uma matéria prima de qualidade para que isso torne um  prato mais saboroso e apresentável. Inclusive a nossa moqueca é feita com filé de pescada amarela e Camarões, acompanhada por uma a farofa de azeite, com o pirão do próprio caldo da moqueca, um arroz branco e babada da terra fritas no azeite de dendê.”, explicou o Chef.

SOBRE O RESTAURANTE ODOYÁ 

O Restaurante Odoyá tem na sua linha de frente administrativa o empresário Roberto Teodoro juntamente com seu irmão, além do gerenciamento de Josemar Prazeres que garante um atendimento de alto nível para todos os clientes soteropolitanos, de outras nacionalidades e também de todo o mundo que procuram o estabelecimento. “A gente procura fazer um atendimento super ágil e satisfatório. Identificando e fidelizando esses frequentadores que em sua maioria procuram sempre em apreciar os nossos pratos e ter aquele gostinho peculiar da culinária baiana. Sendo a moqueca mista uma das iguarias mais procurada por todos eles.” Contou o gerente Josemar.

Vale ressaltar que o restaurante foi construído a partir da necessidade, de ser um ponto focal gastronômico especializado em frutos do mar. Até porque, nessa região existem vários outros estabelecimentos que possuem um cardápio vasto e de cozinha contemporânea. Por isso também, o nome Odoyá fazendo uma homanagem a rainha das águas, a orixá Yemanjá linkando aos pratos do menu que em sua maioria são todos de frutos do mar. O horário de funcionamento do Restaurante Odoyá é de domingo a domingo das 11h30 às 22h. 

Contato / Reservas: 71 3322 7892
E-mail: [email protected]

Siga o Restaurante Odoyá no Instagram 

@odoyarestaurante

Endereço: Largo do Cruzeiro de São Francisco, 1 – Pelourinho. Salvador | BA | BRASIL | CEP: 40.020-280

Assessoria de imprensa 
Van Carvalho 
71-981161816

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp