23/04/2014 às 10h40min - Atualizada em 23/04/2014 às 10h40min

Setor de Beleza: Gestão e Administração com Resultado Sustentável

Consultoria especializada gera lucro e propõe um novo modelo para o segmento

Consult Comunicação e Marketing

Atualmente, o ‘Crescimento Sustentável’ é uma das principais questões em pauta nas empresas como diferencial competitivo já que, para conquistar sucesso e lucro é preciso ter a capacidade de combinar crescimento contínuo com geração permanente de resultados, de forma ampla e eficaz, envolvendo todos os departamentos da empresa com sucesso em curto, médio e longo prazo. Para isso, a PRIMEIRO ASSESSORIA, empresa pioneira na completa prestação de serviços contábeis e gestão voltados a Salões de Beleza, propõe um novo modelo de administração para um dos mercados que mais crescem no Brasil. Afinal, de acordo com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), somente na capital são lançados mais salões de beleza do que bares e lanchonetes: entre janeiro e junho de 2012 foram abertas 2.445 empresas de serviços relacionados à beleza, uma alta de 85% em relação ao número de registros no mesmo período do ano anterior.

Por meio de uma equipe multidisciplinar de profissionais de administração, contabilidade e direito, a consultoria oferecida pela PRIMEIRO ASSESSORIA envolve os diferentes departamentos do cliente e propõe um diagnóstico completo da situação da empresa. “Atuamos de forma segmentada e especializada, graças às habilidades de nossos técnicos que desenvolvem relatórios e estratégias precisas e que são coordenadas por meio de nossos analistas a fim de propor um verdadeiro planejamento e roteiro de atuação para salões e profissionais de beleza”, relata um dos sócios-diretores da PRIMEIRO ASSESSORIA, Paulo Roberto Bresciani.

 

Negócios prósperos

O processo de atendimento envolve desde as questões contábeis (departamento pessoal) e fiscais (tributação) aos tópicos relacionados à legislação local e finanças, dados que permitem à Primeiro Assessoria o apontamento de setores que estão em deficiência ou devem ser aprimorados na gestão de cada empresa.

Para novos negócios, há um completo planejamento contendo o estudo de viabilidade que determina um plano de ação baseado em levantamentos como Análise de Risco, Viabilidade do Local/Imóvel, Análise de Contrato de Locação e De Terceiros e Valor do Investimento – com cálculos que preveem o imobilizado, despesas fixas e variáveis e o capital de giro.

Paulo ressalta que um dos principais desafios administrativos dos salões de beleza é diminuir o passivo trabalhista, deficitário e que segue o mesmo modelo de remuneração desde o século passado, quando os primeiros barbeiros – imigrantes europeus – iniciaram a profissão no Brasil e os pagamentos aos profissionais eram feitas no antigo sistema de “meiagem” (comissão por serviços realizados). Outra questão que gera conflitos na administração do salão é a fiscalização ( tributária e trabalhista). “O mercado ainda é informal. É preciso criar uma nova cultura empresarial nos salões de beleza, com normas (procedimentos e processos) e a formalização do profissional, mobilizando-os e incentivando a capacidade criativa deles de identificar novas oportunidades”, conclui ele.

Sobre a Primeiro Assessoria

Sob a coordenação do contador Paulo Roberto Bresciani e da advogada Maria Del Rosário Juncal Cruz, a atual formatação da PRIMEIRO ASSESSORIA surgiu de uma oportunidade de gerenciar melhor o setor com atuação em São Paulo (matriz), Rio de Janeiro/RJ (filial 01) e Curitiba/PR (filial 02).

Paulo Roberto Bresciani (sócio proprietário da Primeiro Assessoria) é formado em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu e pós-graduado em Organização e Método pela FAAP. Atua como docente no SENAC e participa do grupo de trabalho ‘Beleza e Bem Estar’ proposto pelo SEBRAE e o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) a fim de criar as primeiras normas da ABNT para o setor, assim como ‘Regulamentação e Base de Tributação do “Salão Parceiro” e do “Profissional Parceiro”.

Maria Del Rosário Gómez Juncal Cruz (sócia-proprietária da Primeiro Assessoria) é advogada e contadora com cursos de especialização em Direito do Trabalho e Direito Tributário, participa do Grupo de Trabalho do Setor de Beleza do SEBRAE, do Grupo de Trabalho das Normas Técnicas  do Setor da Beleza – ABNT e do Grupo de Trabalho da Regulamentação do Setor da Beleza - ANABEL.

 

 

www.primeiroassessoria.com.br

Tel.: (11) 2076-0355

Informações para a Imprensa

Consult Comunicação & Marketing

(11) 2292- 4594

Débora Pimentel – (11) 98536-6898

Thabata Melo [email protected]

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »