21/07/2017 às 13h48min - Atualizada em 21/07/2017 às 13h48min

Conheça a maior viagem de trem do mundo, entre Portugal e Vietnã

Redação

Trem atravessando a Sibéria.

Cada vez mais os viajantes priorizam a nostalgia de embarcar em um trem, curtir tranquilamente o balançar dos vagões e o passar das paisagens pela janela, do que embarcar em um avião e ver tudo rapidamente lá do alto.

Sim, as viagens de trem geralmente são longas e até cansativas. Mas por incrível que pareça, existe um rota sobre trilhos que é considerada a mais longa viagem de trem do mundo, ligando o Atlântico ao Pacífico, que tem seu início em Portugal e termina no Vietnã.

Um mapa que se encontra, originalmente, num artigo de 2011 escrito pelo blogueiro apaixonado por geografia, Kyle Kusch mostra o trajeto dessa incrível jornada.

O post intitulado The Basement Geographer, reúne o planejamento da viagem completo e inclui informações úteis sobre as mudanças de estações, os tempos de espera, o tipo de trens e, principalmente, os preços.

No blog, o autor conta que se quisermos realmente fazer a viagem de trem mais longa do mundo, ela deve começar no extremo sudoeste português, na estação de Lagos. Assim sendo, pega-se um trem regional de Lagos para Tunes, depois para Lisboa, de onde embarcará em outro trem rumo à Hendaya, na França.

Depois é “só” embarcar no TGV para Paris, apanhar a ligação para Colónia, na Alemanha, e daí para Varsóvia. Da capital da Polônia para Moscou, a via mais rápida é por Minsk, na Bielorrússia.


Mapa completo da viagem.

Uma vez em Moscou, apanha-se o mítico Transiberiano que levará o viajante durante seis dias até Pequim, onde, após mudar de estação, embarca-se no trem para Hanói, no Vietnã, onde chegará 55 horas depois.

Depois de todo esse percurso, o que são mais 33 horas sobre os trilhos? Um simples passeio até concluir a viagem do Atlântico ao Pacífico, quando o trem proveniente de Hanói chegar a Ho Chi Minh.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »