22/02/2015 às 00h47min - Atualizada em 22/02/2015 às 00h47min

USHUAIA, o fim do mundo

por Maíra Campos/Diários de Férias

A cidade de Ushuaia é a mais austral do mundo, por isso também é conhecida como o “Fim do Mundo”. É a capital da província da Terra do Fogo (que na verdade é uma grande ilha na pontinha da América do Sul) e está rodeada de lindas paisagens montanhas, lagos, bosques.

A temperatura média é de 4°C. No verão as máximas chegam a 10°C e no inverno chegam facilmente a -20°C. Gostamos de ir em dezembro/janeiro (verão), pois todas as trilhas ficam acessíveis e o sol se põe quase às 23hs, o que torna o dia bem mais aproveitável. No inverno, algumas atividades ficam restritas, porém, passam a funcionar as estações de esqui e esportes de neve.

O turismo é a principal atividade econômica, mas como a cidade é pequena, os principais restaurantes, cafés, lojas e agências concentram-se na rua principal, a Rua St. Martin.

A principal atração da cidade é o Parque Nacional de Tierra del Fuego, onde fica a Estação do Trem do Fim do Mundo que oferece passeios na locomotiva antiga e a agencia postal mais austral do mundo.

No parque também é possível praticar trekking de diversos níveis de dificuldade no meio das lindas paisagens como a Baía Ensenada, o Lago Roca, Baia Lapataia.

Além do Parque Nacional, outra opção de passeio imperdível para quem visita Ushuaia é o passeio de barco que leva ao Farol do Canal de Beagle, cartão postal da cidade e à Isla Martillo, conhecida como Pinguinera por abrigar uma colônia de pinguins de Magallanes.

No trajeto de barco é possível passar também pela Isla los Lobos para avistar lobos marinhos e fazer uma parada na Estância Haberton, onde há um museu marítimo mantido pelos descendentes da primeira família europeia a se instalar na região.

A cidade mais austral do mundo ainda reserva mais atrações imperdíveis. Uma delas é a Laguna Esmeralda. A trilha de acesso a lagoa por si só já valeria o passeio, mas a lagoa é realmente a grande atração, de cor verde esmeralda emoldurada pelas montanhas com topos nevados...uma paisagem indescritível.

Outra atração é o Cerro Martial. O Cerro é uma montanha que no inverno transforma-se em estação de esqui. No verão, ainda há neve, mas o local vira um ponto de trekking. A entrada do Cerro fica bem próxima ao centro de Ushuaia e suas trilhas dão acesso à paisagens lindas e vistas panorâmicas da cidade.

O roteiro completo e outras indicações podem ser encontrados no site www.diariosdeferias.wordpress.com. Instagram: @diariosdeferias.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp