21/12/2014 às 20h39min - Atualizada em 21/12/2014 às 20h39min

Débora Costa

Roteirista

Thiago Santos

 Thiago Santos: O que para você representa a arte da escrita?

 Débora Costa: Escrever é o dom que recebi de Deus, amo escrever, criar, me sinto bem quando estou escrevendo meus roteiros.

 

 Imaginando a existência de um ser superior, responsável pela criação daquilo que outrora não existia. Como é para um escritor que também passa pelo processo de criar algo, concluindo uma história por exemplo num caderno com suas folhas em branco?

 É mágico, é entrar em um mundo criado por mim, meus personagens ganham vida e com isso sei exatamente o rumo que devo dar as histórias. A conclusão das histórias são emocionantes para mim, de verdade, pois escrevo tudo com amor, carinho, para quem vai ler, e é gratificante ver o resultado de tudo o que foi feito!

 

 No ano dois mil suas primeiras palavras voltadas para a criação de seu primeiro roteiro foram escritas. O que você sentiu ao concluir a primeira cena?

 É uma ótima recordação minha porque tudo começou durante uma brincadeira com a minha prima Roberta, eu frequentava a casa dela e costumávamos brincar de novela, então eu era a mulher importante que cuidava da casa e dos negócios e ela era a minha filha, e um dia pensei... Vou escrever essa história... E deu certo! Quando li a cena adorei, e segui com a história, claro que naquela época eu era criança e não escrevia como hoje, mesmo assim ficou bom, e entre essas lembranças de escrever na infância me lembro perfeitamente quando uma história que criei sobre um patinho perdido entrou no livro da escola!

 Eu nunca vou esquecer, as professoras estavam selecionando as melhores histórias dos alunos, eu fiquei toda orgulhosa e emocionada.

 

 Sorrisos vindos daqueles que encontram sentido e inspiração na sua escrita lhe proporciona?

 Felicidade. Quando alguém chega para mim e fala: estou adorando a sua novela. Fico imensamente feliz, tenho uma amiga, Tainá, que não perde um capítulo, ela brinca e diz que é sortuda por ser amiga da autora e que recebe tudo em primeira mão. Os elogios que recebo são muitos e eu sempre procuro ficar próxima dessas pessoas. É gratificante, me deixa feliz!

 

 Tratando-se de inspiração diante a criação de um roteiro voltado a uma novela quem é o responsável por isso?

 Silvio de Abreu, ele é o autor de novela que mais admiro. Em 1995 eu tinha 10 anos, e nessa época passava a novela “A Próxima Vítima”, e o núcleo Ferreto, me encantou, e foi daí que nasceu em mim a vontade de estar nesse meio, nessa época eu queria ser atriz, mas a minha vocação mesmo é para escrever, sem dúvida, que gostar do trabalho do Silvio de Abreu, me incentivou e incentiva até hoje, um dia gostaria muito de estar ao lado dele em um trabalho, é um sonho que tenho, poder estar ao lado do homem que escreve histórias tão incríveis e inesquecíveis como ele, que é um gênio!

 

 Graciosa atriz Aracy Balabanian?!

 Maravilhosa! Todos que me conhecem sabem que eu sou fã da Aracy, e isso também devo ao Silvio de Abreu, que criou a melhor personagem que já vi, Filomena Ferreto, por causa dessa personagem quis saber quem era a atriz e quando descobri Aracy Balabanian, não larguei mais. Ela é versátil, uma personagem dela nunca é igual a outra, a Aracy se transforma, se pegar Filomena, Cassandra e Dona Armênia, vamos ver três pessoas completamente diferentes com uma coisa em comum, o talento e o brilho da Aracy. Eu esperei 18 anos para conhecê-la, nesses 18 anos tentava de todas as formas falar com ela, mas nunca consegui, e no ano passado Deus moveu as coisas de uma maneira surpreendente... teve a volta do “Sai de Baixo”, pelo Canal Viva, e eu ficava de olho para ver como conseguiria os ingressos, na primeira promoção entrei, no dia seguinte me ligaram! Eu ainda não acreditava que havia ganhado os ingressos para ver a apresentação, outro sonho! Quando eu poderia imaginar estar naquele teatro que durante anos eu via pela TV, chegando lá, ainda não acreditava que aquilo estava acontecendo comigo, o primeiro ator que vi antes de começar foi o Miguel Falabella, ali eu pensei: Poxa, isso é demais, estar perto dele assim.

 E foi chegando uma hora em que eu pensei: E se eu não conseguir falar com a Aracy? Daí comecei a contar a minha história para todo mundo, todo o pessoal sabia que eu estava ali para ver a Aracy, a tal ponto de uma moça que trabalha no Canal Viva, ir chamar a produtora do “Sai de Baixo”, para falar comigo! Contei que havia chegado às  16:00 horas, sendo que minha seção seria às 22:00 horas, e que tudo aquilo se deu somente porque desejava e muito ver a Aracy.

 Horas depois, chegou o momento de entrar, foi lindo e mágico!

 Quando a Aracy entrou, só tinha olhos pra ela e pensava: Ela está ali, tão perto de mim!

 Confesso que chorei, tamanha era a emoção. Ao fim da apresentação fiquei fora do teatro para falar com ela. Fizeram uma barreira, o que me deixou chateada porque não poderia abraçar a Aracy. Todos os atores tinham saído, menos ela, quando o segurança falou: Ela está vindo!

 Eu quis ver um jeito para que ela me visse, o outro segurança não queria sair da frente, quando a moçada do Canal Viva se aproximou e disse: Dá licença porque vou abrir para moça passar! A moça era eu, nossa. Dai fiz o que mais desejava nesses 18 anos, dei um abraço na Aracy. Nunca vou esquecer, eu não sabia o que dizer a ela, então disse a primeira coisa que me passou pela cabeça: Aracy recebeu o meu presente? Ela me olhou toda fofa, linda e disse que sim, ainda perguntou: É você que está aqui desde as 16:00 horas? Confirmei que sim, então ela segurou a minha mão.

 Falar da Aracy, para mim é algo muito bom, pois ela superou a minha expectativa de como seria o nosso encontro. Um dia espero poder reviver tudo isso, e estar ao lado dela novamente, e escrever um personagem para ela seria perfeito, outro sonho perfeito.

 

 Insensatez?

 Insensatez surgiu de uma novela online que fazia com outra pessoa, éramos nós duas controlando todos os personagens. Eu tinha uma fixa e ela outra, o resto era tudo feito de improviso. Peguei esses personagens e os fatos da história e trouxe para o site Recanto das Letras, e deu certo!

 Não tem um protagonista e sim três. Fernanda, a mulher de negócios, perfeita aos olhos de todos, assim ela se sentia bem, mas, começa a se envolver com outro homem. Mesmo sendo noiva do Marco, e se torna amante do Roberto, o que faz o mundo dela virar de cabeça para baixo. Giane, uma mulher sexy, casada, mas, já não suporta o casamento monótono com Francisco, e vai em busca do que faz falta para ela; algo novo e encontra Sérgio, que é namorado da irmã dela, Rayssa. Mesmo assim, Giane começa um relacionamento com Sérgio, e vê que ele é o que falta em sua vida.

 Como citei anteriormente, Rayssa é namorada do Sérgio, ela o ama muito, mas ele a deixa para ficar com Giane. Rayssa não se dá bem com Fernanda, as duas vivem brigando.

 Nessa minissérie tem um personagem incrível chamado François, um francês que Fernanda conhece quando vai a Paris... Quando François quer algo, não importa o que, vai atrás, e não importa como, mas consegue. Não liga para o que os outros vão dizer ou não! Adoro isso nele.

 Insensatez é uma obra muito especial para mim. Todas são, mas essa tem um significado na minha vida, só não posso dizer o que é, porém, me traz lembranças de uma época muito boa, que acabou.

 

 Para finalizar nos fale dos seus projetos atuais e futuro!

 Em Janeiro vou começar a postar no Recanto das Letras, a minha nova novela, Descaminhos.

 Outro grande êxito foi o convite feito para que eu criasse um número de roteiros. E estes serão produzidos na versão  audiovisual. Ou seja, verei meus trabalhos ganhando “vida”... O convite se estendeu também para a criação de um seriado. Que irá abordar o drama humano.  Iniciando com a criação de oito episódios. Isso para a primeira temporada. Além é claro, do curta-metragem que está vinculado ao convite. Este curta será o piloto do seriado.

 Feliz da vida, pois, o próximo ano promete!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp