05/03/2020 às 10h08min - Atualizada em 05/03/2020 às 10h08min

Como usar o marketing visual para conquistar mais clientes

O ser humano é visual. Desde que nascemos os primeiros estímulos que recebemos, são completamente visuais e com o passar do tempo, o aprendizado acontece principalmente pelo meio visual.

Por isso, não é errado pensar em como utilizar estratégias de marketing visual, para conseguir atrair e conquistar mais clientes.

Seja em vídeo marketing, fotos ou mesmo, um logotipo e identidade visual bem desenvolvidas, os estímulos visuais são perfeitos, para conseguir chamar a atenção das pessoas.

Nesse artigo, vamos apresentar um pouco sobre o marketing visual e ainda, como é possível utilizar esses conhecimentos e verdadeiramente uma estratégia, para aumentar sua clientela.

O que é o marketing visual

O marketing visual é conhecido como a prática e desenvolvimento de estratégias que sejam utilizados elementos visuais.

Uma boa forma de representar o que seria o marketing visual, é pensar nas redes sociais em que o principal estímulo são fotos e vídeos e por tanto, estímulo completamente visual.

Por mais que seja uma mídia de rápido consumo ela fica gravada por mais tempo na memória do usuário das redes sociais, fazendo com que tenha maiores chances dos clientes se lembrarem e irem pesquisar sobre a marca, assim que tiverem uma determinada necessidade.

Uma bela imagem de um determinado produto para venda ou mesmo, uma pessoa com esse produto, na maioria dos casos será muito mais chamativa e interativa do que os descritivos sobre os produtos.

E levando em conta o fato de que o consumo de mídias digitais apenas aumenta a cada dia e ainda, que o comportamento do consumidor atualmente se volta totalmente para o consumo de mídias, o marketing visual está ganhando cada vez mais força e se demonstrando, uma excelente ferramenta para obter excelentes resultados.

Por que o visual é tão importante

Há algum tempo poderíamos falar simplesmente que o visual é um dos principais estímulos para o ser humano, isso já poderia bastar. No entanto, atualmente o visual é muito mais do que um estilo inerente ao nosso corpo.

É a forma como o mundo está se comunicando, como as relações são iniciadas e formadas e ainda, como os consumidores estão se comportando diante de tanta informação que é publicada na internet.

E quando falamos sobre o comportamento do consumidor atual, o marketing visual entra com força total. Afinal, vídeos e fotos são lançados na internet todos os dias, sejam de novos produtos, serviços, comunicação de pequenas e grandes empresas, que tornam o consumidor mais empoderado e consciente de suas escolhas.

Os principais formatos de mídia que são consumidos atualmente são as fotos e principalmente, os vídeos. Mesmo os textos estão ficando de lado, pois é muito mais atrativo para o consumidor ver um vídeo sobre algo que é de seu interesse como, por exemplo, um eletrônico que deseja adquirir e as observações do mesmo, do que ler sobre as suas especificações técnicas, ainda que seja importante.

Para ter uma ideia do tamanho da importância de investir em uma comunicação visual, de acordo com pesquisas realizadas em ambientes digitais as pessoas se lembram 10% do que ouvem, 20% do que leem e 80% do que veem.

Ou seja, é preciso investir com qualidade no marketing visual, garantindo assim que as pessoas iram se lembrar da sua marca.

Para criar video com fotos hoje em dia é extremamente fácil, e existem diversas plataformas que podem auxiliar enste trabalho. Este tipo de vídeo é simples e muito rápido de fazer.

É preciso investir no marketing visual

Dentro desse cenário as empresas que estão de forma assertiva conseguindo trabalhar o marketing visual, estão conseguindo chegar mais longe, até mesmo pelos meios tecnológicos, conseguem despertar o interesse e chamar a atenção do possível cliente, fazendo com que tenha o interesse pelo produto ou serviço que está anunciando.

Por tanto, se a sua empresa ainda não está investindo no marketing visual, saiba que pode estar perdendo uma excelente oportunidade de conquistar mais clientes e assim, aumentar o conhecimento e faturamento de sua empresa.

É preciso lembrar ainda, que o marketing visual e uma forma de realizar uma comunicação visual, para a sua empresa.

Por tanto, deve ser percebido e entendido como uma verdadeira ferramenta de comunicação e assim, utilizar de forma adequada essa estratégia, para trazer os melhores resultados para a empresa.

Não apenas fotos, vídeos, memes, gifs e tantos outros formatos visuais podem ser utilizados de forma eficaz em uma estratégia, como o próprio logo e ainda, a identidade visual de uma marca, também pode contar como uma estratégia de marketing visual e ainda, auxiliar essa estratégia a conseguir despertar ainda mais a atenção do seu público.

Por tanto, para quem deseja investir no marketing visual para a sua empresa, precisa investir também em uma excelente identidade visual.

Provavelmente você já ouviu a frase “uma imagem vale mais que mil palavras”. Isso é uma verdade que não há como discutir e ainda mais, no marketing e marketing digital como estamos vendo atualmente.

Por tanto, para conquistar de forma mais eficaz o seu público, comece a investir no marketing visual e tenha a certeza de que, as suas vendas irão aumentar de forma exponencial.
Link
Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Descobrindo o Marketing Digital, dicas de como aumentar tráfego orgânico e otimização no posicionamento de domínios perante motores de busca

Relacionadas »
Comentários »