29/06/2018 às 14h35min - Atualizada em 29/06/2018 às 14h35min

Gary Taubes, Nina Teicholz e Dr. Aseem Malhotra no 1º Congresso Internacional Low Carb

A busca para propagar informações sobre como obter um estilo de vida mais saudável e de qualidade é o que motiva a empresária Caroline Guilherme, criadora do projetoALIMENTE, a trazer pela primeira vez para São Paulo - após sucesso na Europa - o 1º Congresso Internacional Low Carb. O evento acontece nos dias 14 e 15 de julho no Sheraton, em São Paulo, reunindo as maiores autoridades científicas sobre nutrição e medicina da atualidade e que vêm reescrevendo a história da saúde no mundo. 

Serão dois dias de palestras, painéis e muito networking que reunirão, além de renomados profissionais nacionais de diversas áreas da saúde, como o Dr. José Carlos Souto –referência máxima no país em alimentação Low Carb - três nomes de referência no cenário internacional quando o assunto é qualidade de vida, medicina baseada em evidências e nutrição: Gary Taubes: jornalista investigativo e autor de “Porque engordamos e o que podemos fazer para evitar”, que combate o consumo de carboidratos refinados e garante que restrição calórica é mito; Nina Teicholz: mestre em jornalismo e jornalista best-seller do livro “Gordura sem Medo”, no qual defende que a gordura saturada faz bem e que cortá-la da dieta é mais perigoso que benéfico e Dr. Aseem Malhotra: cardiologista premiado e autor do livro “Detox 21 Dias”, no qual criou um programa de 21 dias para as pessoas mudarem a alimentação e consequentemente diminuírem os riscos de diabetes tipo 2 e doenças do coração.

Gary Taubes lançará no Brasil o livro “Açúcar: culpado ou inocente?”

Jornalista e investigador, Gary Tabues começou uma das maiores revoluções no âmbito da nutrição. Um dos editores da Science, revista oficial da Academia Americana de Ciências, Gary é autor dos famosos livros “Good calories, Bad calories”, sem tradução para o português e “Por que engordamos e o que podemos fazer para evitar”, que estiveram na linha de frente para a mudança de paradigmas referentes à forma como nos alimentamos e sobre os problemas causados pelas diretrizes nutricionais oficiais americanas. 

Taubes combate o consumo de carboidratos refinados e garante que uma caloria não é apenas uma caloria, existem benefícios e perigos em cada alimento. Ele defende que não é o número de calorias que faz a diferença na balança e sim a quantidade de carboidratos. 

No Congresso, Gary lançará no Brasil o livro "Açúcar: culpado ou inocente?" e fará uma abordagem bastante original. Taubes colocará o açúcar no banco dos réus, numa discussão que é uma das mais esperadas da programação. O americano reúne argumentos de fontes diversas para montar sua peça de acusação. Começa pela história do açúcar propriamente dito, desde a domesticação da cana-de-açúcar há 10 mil anos, passando pelo período em que era considerada uma rara – e cara – iguaria, até sua massificação e seu barateamento, que coincidem com o aumento da incidência de diversas doenças, em particular a diabetes. No final do século XIX, a estimativa era de uma morte por diabetes em cada 50 mil pessoas. Nos Estados Unidos, hoje, uma em cada onze pessoas é diabética. No Brasil, o número de mortes por diabetes não para de aumentar.

Nina Teicholz, jornalista e autora do best-seller “Gordura Sem Medo”

Nina Teicholz também faz duras críticas à ciência da nutrição. A jornalista é autora do best-seller “Gordura Sem Medo”, resultado de uma longa investigação de 9 anos sobre os efeitos da gordura animal na saúde das pessoas. Em sua narrativa, Nina apresenta indícios decisivos que viram de ponta-cabeça, de uma vez por todas, as noções convencionais sobre a gordura na alimentação. 

Ela descreve como a gordura saturada faz bem e como cortá-la de sua dieta é perigoso. De acordo com a jornalista, após a recomendação oficial das diretrizes nutricionais norte-americanas para a redução de gordura saturada, as indústrias alimentares e, consequentemente, a população em geral substituíram as gorduras saturadas por carboidratos e óleos vegetais. Essa mudança está fortemente associada a um aumento de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outros problemas de saúde.

Nina fundou e integra a diretoria da Nutrition Coalition, uma organização filantrópica voltada à garantia de uma política nacional com base em ciência nutricional de qualidade.

Dr. Assem Malhotra e sua batalha contra as indústrias farmacêuticas

Aseem Malhotra é um conceituado cardiologista britânico que se tornou um nome incontornável ao nível das campanhas de saúde alimentar no Reino Unido. Colabora regularmente com publicações médicas e jornais de referência, como o Guardian, o Telegraph e o Daily Mail, e participa com frequência em campanhas mediáticas contra o açúcar e a medicação em excesso. É também o cardiologista consultor do Fórum Nacional de Obesidade do Reino Unido.

Assem é autor do livro “Detox 21 Dias”, no qual recomenda a adoção de uma dieta Low Carb juntamente com intervenções de estilo de vida que podem diminuir os riscos de diabetes tipo 2, obesidade e doenças do coração.

O britânico trava uma batalha contra as indústrias farmacêuticas e de como elas precisam ser mais bem regulamentadas. Acredita que os governos devam investir mais em saúde preventiva do que em medicação e cirurgias desnecessárias e como a alimentação tem grande papel na saúde e qualidade de vida das pessoas.

José Carlos Souto: maior referência nacional em Low Carb

Dr. José Carlos Souto é o médico mais conhecido do Brasil quando o assunto é Low Carb e um especialista em Medicina Baseada em Evidências. É o autor do blog “Ciência lowcarb”, que existe desde 2011 – e já atraiu mais de 23 milhões de visitas – sendo a principal referência em português para quem procura informações sobre Low Carb (LCHF - Low Carb, High Fat), dieta Paleo e Dieta Cetogênica, tanto para leigos quanto para profissionais da área da saúde. No blog dele é possível encontrar estudos científicos sobre os tópicos mais recorrentes do tema, traduzidos e comentados com muita didática. 

Diversos médicos e nutricionistas que hoje falam sobre o tema e utilizam as estratégias Low Carb para tratar diabetes, obesidade entre outros problemas derivados de má alimentação, agradecem ao Dr. Souto por iniciarem suas atividades nessa área devido a ele e falam abertamente sobre isso.

Para Souto, o evento ALIMENTE promete movimentar bastante o cenário lowcarb no Brasil: “ "É um projeto extremamente ambicioso, que deverá ser um divisor de águas na divulgação desse estilo de vida em nosso meio, seja para profissionais de saúde, seja para o público em geral", diz ele.

Time nacional de palestrantes

Completando o time dos participantes, estarão também presentes o clínico-geral Erik Neves; o nefrologista José Neto; o endocrinologista Rodrigo Bomeny; o ortopedista Marcelo Denaro; a pediatra Teresinha Souto; as nutricionistas Paty AyresPolyana Freitas, Djulye Marquato e Fernanda Muller; e o mestre em ciência do esporte Rafael Lund.

“O ALIMENTE promete mudar a maneira de pensar e agir de quem busca um futuro promissor perante os desafios diários do mundo moderno. O evento quer ser um divisor de águas na mais badalada filosofia alimentar dos últimos tempos e para isso conta com ícones internacionais e nacionais abordando nutricionalmente caminhos para uma vida melhor”, finaliza Caroline Guilherme sobre a preparação para o evento. 

Programação completa, informações e ingressos:

Os ingressos para o evento estão disponíveis no site: http://www.eventoalimente.com.br/

Quando: dias 14 e 15 de julho, das 7h às 19h30

Onde: Hotel Sheraton – Av. das Nações Unidas, 12.559 Novo Brooklin - SP

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp