21/02/2018 às 16h52min - Atualizada em 21/02/2018 às 16h52min

Quem foi o seu profeta?

Artigo do Professor Francisco Almeida

Sabe aquele produto milagroso? Aquele serviço mágico? De resultados instantâneos e automáticos?

Então!

Hoje é muito comum serem oferecidas e de fácil acesso, receitas milagrosas para o sucesso rápido em diversas áreas como: “Emagreça 18k em 7 dias” ,  “Master Coach em 10hs”, ou “Hair ‘X’ seus cabelos regenerados em uma lavada”, “Seja o Líder perfeito e comece a ganhar dinheiro abrindo sua empresa em 1 mês”  e por aí vai...

O grande problema, além do prejuízo financeiro com gastos inúteis, é o prejuízo “mental”. Isso mesmo, nossa mente sofre danos terríveis com os fracassos e tentativas frustradas, que nos levam a crer que não somos capazes, gerando uma mentalidade limitante e irreal.

Porém, não devemos nos sentir 100% culpados pelos erros nestes casos; vamos dividir a culpa em “3” e daqui por diante tentar não cair em promessas não cumpridas.

Divisão da culpa

1º Você / 2º Seu Cérebro / 3º O Profeta (Vendedor ou Representante)

Vamos aos culpados:

1º Você

Somos, por natureza, preguiçosos; procuramos sempre ir pelo caminho mais curto. Costumo dizer que o ser humano deseja ter  uma bela “macarronada da mama” da mesma forma que um macarrão instantâneo de micro-ondas.

E outro fator perigoso é com relação a nossa falta de memória, pois tentamos um processo “Milagroso” e não deu certo, e aí o que fazemos?

Procuramos outro milagre ao invés de percorrer o caminho correto que em sua grande maioria é o mais trabalhoso, porém é o que envolve construção de resultados e não o “Prato feito”.

2º Seu Cérebro

Na “PNL” (Programação Neurolinguística ) aprendemos que nosso cérebro, além das milhares de funções que já detém, possui uma bem específica, que é fazer com que nosso corpo economize energia. Isso ocorre através do desenvolvimento dos nossos hábitos diários, fazendo com que as opções mais fáceis sejam, por função, as melhores. Por outro lado, nosso cérebro tem como ferramenta a construção e aprendizagem através da sinapse e das áreas cognitivas que nos faz sempre aprender, desenvolver e construir coisas novas.

3º O Profeta – Vendedor ou Representante

Não podemos inocentar o autor do milagre, aquele que faz a “mágica”, pois, em muitas vezes, ele não está mal intencionado, mas em outras sim, ele está.

O problema é que a receita do sucesso oferecida pode até dar certo, mas para um grupo muito pequeno e especifico, não para a geral, como dizem.

Sempre é propagado algo como muito simples, fácil e sem nenhuma restrição para todo e qualquer ser humano. Entendemos que todos somos capazes e podemos sim realizar feitos incríveis; o que não se fala é que todo ser humano é único e que cada um tem uma forma diferente de aprender, desenvolver e realizar.

Outro grande pecado cometido pelos “Profetas do Sucesso” se chama “Gatilho do Imbecil”, que é de extremo mau gosto; é uma ferramenta muito usada por alguns vendedores e representantes.

Por exemplo; algo que está na “Moda” já faz um tempinho  é o “Coach”. Hoje, todo mundo pode se tornar um “Master Coach” em dois dias, segundo os PROFETAS , sendo que esta formação requer, em média, 2 anos de estudo, além de outros tantos em especializações e experiências.

O Gatilho do Imbecil diz e faz entender que tudo é muito simples e necessário e que se você não fizer parte, você não serve para o mercado corporativo moderno, fato esse que não é verdade.

Essas promessas são criminosas no campo do fator humano, e perigosas para todos nós, tanto para quem atende e quanto para quem será atendido.

Enfim, a grande sacada não é simples nem tão pouco fácil.

Para se alcançar resultados positivos em qualquer campo da vida é necessário:

Estudar – Praticar – Avaliar

Tudo isso com muita determinação e disciplina, além de aprender a renunciar a hábitos ruins, como a preguiça e a impaciência.

Seja você o “Profeta” do seu sucesso, a ferramenta para que isso aconteça se chama “Planejamento”.

 

Sobre o Professor Francisco Almeida:

(Foto: Marcelo Moreira)

Palestrante há mais de 10 anos, o professor Francisco Almeida vem conquistando espaços cada vez mais importantes nesse mercado.  Com temas que abordam liderança, gestão de pessoas, vendas, desenvolvimento humano e empreendedorismo, tem sido frequentemente solicitado nos maiores eventos corporativos do Brasil.

Graduado em Comunicação Social-Jornalismo com MBA em Gestão de Pessoas, o estudo sempre foi um grande aliado para satisfazer sua sede de conhecimento. Ao longo dos anos, além do ensino superior pode agregar uma infinidade de aprendizados com cursos que vão de gestão empresarial até programação neorolinguística.

Durante sua vida profissional foi diretor escolar e atualmente é sócio fundador dos centros de treinamento Flex Company e Dr. Ensino em São Paulo. O professor Francisco Almeida leva para suas palestras novos métodos de como se comprometer com a carreira e motivar cada profissional afim de os tonar mais produtivos e preparados para o mercado de trabalho.

“Acredito que meu trabalho se encaixa perfeitamente a pessoas comuns que tenham um desejo absurdo de crescer profissionalmente, de se achar no mercado de trabalho e de aprimorar suas habilidades pessoais e profissionais”.

Suas palestras e treinamentos trazem o que há de mais moderno e inovador nas áreas de empreendedorismo e autoconhecimento, e como marca pessoal, trazem muita verdade e conhecimento de uso na pratica em sua própria vida de gestor e empresário.  

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp