07/09/2016 às 17h27min - Atualizada em 07/09/2016 às 17h27min

Vivi Bomfim

Compositora

Thiago Santos

 Quem é o ser humano  Vivi Bomfim?
 
Vivi Bomfim, é uma pessoa do bem, que possui um coração enorme, e sempre está querendo ajudar as pessoas de alguma maneira, sejam elas conhecidas ou não. E as vezes se sente um pouco triste por não conseguir entender o coração amargo e egoísta de algumas pessoas. E tenta viver de uma maneira limpa e sem culpa. E a Vivi Bomfim tem Deus no coração 24 horas, porque sem ele, ela nada pode, pois, Deus é a sua arma para fugir da escuridão.

 

 Qual a beleza existente para uma compositora no ato da composição? 

 Eu acho que o compositor tem que se entregar de corpo e alma em cada composição que ele está produzindo no momento, e para cada história, ele precisa entrar de verdade no mundo de cada personagem, deixando assim seguir a vontade e o desejo de seu coração, e de cada emoção. 

 

 Julho no ano de 2007? 
 
Em julho de 2007, eu comecei a fazer uma belíssima parceria com o músico carioca Chiko Queiroga. Ele mora há muitos anos em Aracaju, e faz dupla com o Antonio Rogério. Eles possuem uma voz linda de viver. E o Chiko Queiroga foi o único músico na época, que acreditou no meu trabalho, e abriu as portas, sem perguntar nome e endereço, e eu vou ser eternamente grata por isso, pois, enquanto todos me fechavam as portas, e diziam palavras de fracasso, para eu desistir, o Chiko Queiroga apareceu para me dizer: Calma, e pode seguir, porque nós vamos vencer. E agora eu acredito nisso, e sei que um dia o nosso lugar ao sol está reservado, e não importa o tempo que isso levar.

 

 Qual a beleza existente para uma compositora no ato da composição? 

 Quando um compositor está compondo, ele se liberta primeiro de todas as críticas, preconceitos, e outros fatores que o deixariam limitado na hora de compor, então, ele se transporta para cada história que ele vai escrever naquele momento. E a beleza é você ser você mesma, sem se preocupar com que o outro vai dizer, você se preocupa apenas com a sua vontade louca de ver o seu trabalho sendo apreciado por todas as pessoas que sabem dar valor a arte.

 

 Convido sua graça para que pela via das palavras nos faça entender tudo o que você sentiu ao concluir sua primeira composição? 

 A minha primeira composição foi composta no ano de 2007, e foi uma emoção imensa ver uma simples letra, que poderia ser transformada em uma música linda, e cheia de encantos, pois, é algo que não se dá para explicar, e sim sentir, e somente quem está compondo sabe o tamanho de cada emoção, e sair sonhando, sem hora e nem destino, em cima de cada letra composta. E a gente nem pensa em termos financeiros, porque isso é uma roubada(risos), porque não se tem nenhum lucro... O compositor faz isso com a alma e no sonho de ver cada canção sendo expressada lindamente, na voz da cada músico escolhido pelo compositor.

 

 Na temática estilo musical o que mais percebe em suas composições? 

 Eu na verdade componho somente as letras, mas, na minha imaginação em cada letra que eu componho, eu penso logo no amor, porque essa é a base de tudo para se viver bem nesse mundo de tantos conflitos emocionais e sociais, pois, o mundo precisa urgente de mais amor , respeito e de muita união entre as pessoas.

 

 Baseado em sua experiência diria que compor está ligado a paixão ou razão? 

 Eu diria que compor, está baseado nas duas coisas, ou seja: paixão e razão, porque você precisa colocar toda sua paixão para administrar cada letra, mas, usar também a razão para perceber ,se o que eu estou escrevendo é correto ou não, e se eu devo colocar aquela tal frase aqui ou ali, e lembrando sempre primeiramente, de respeitar cada momento e cada personagem envolvido na estória que eu estou mentalizando.

 

 E o processo de boas parcerias com o objetivo de produzir mais da arte contida na composição continua?

 É claro que continua, pois, agora em agosto eu comecei a fazer uma belíssima parceria com os músicos e compositores Moreno Overá, e Rycardo Costah, que moram em Campinas, pois, eles são excelentes profissionais, e eu estou morrendo de felicidade por eles terem aceito o meu convite, e eu agradeço todos os dias à Deus todo poderoso, por ele ter os colocado no meu caminho, e por mais que eu tenha encontrado as portas fechadas, eu acredito que um dia eu vou poder abrir a minha boca para dizer: “Pôxa, eu consegui!”

 

 No mês de 2013, um acontecimento em especial? 

 No mês de maio de 2013, eu fui vencedora, do concurso cultural promovido pelo 8º Prêmio Bravo Bradesco Prime Cultura, visitando o Instituto que guarda mais de 150 mil documentos sobre música brasileira. E depois da visita, o jornalista, escritor, e historiador Assis Angelo e sua esposa, me ofereceram em sua residência, um delicioso almoço, e eu pude apreciar um pouco mais das lindas historias, que o poeta Assis viveu com o mestre Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Hoje esta revista não existe mais!

 

 Uma entre ás muitas composições de sua autoria que de alguma forma tocou o seu coração até mais que as outras?

Todas as composições que eu compus, sempre me emocionaram muito, não somente as músicas que eu fiz com o músico Chiko Queiroga, e com a excelente cantora e compositora Suellen Luz, mas, eu tenho duas músicas em especial, que é um samba chamado "Tudo me lembra você", aonde eu faço parceria com o Moreno Overá e com o Rycardo Costah, que quando eu ouvi, fiquei muito emocionada, e o meu coração disparou á mil por hora de tanta alegria. E tem uma outra muito bacana mesmo, que eu compus com o músico Adriah Esteves e com o músico Paulo Bauer. E eu sei que essas duas em especial ainda vão fazer grande sucesso, e vão nos levar ao céu ( risos)
 

 Um novo mês em sinal de boas notícias?

 Nesse mês de setembro de 2016, eu comecei a fazer uma belíssima parceria também, com dois músicos muito profissionais, e que também sabem compor, além de saberem musicar letras como ninguém. Estou imensamente feliz por ter feito mais esta linda parceria. Confesso que o tamanho da minha alegria não cabe no meu coração, porque isso vai além de algumas simples palavras.

 Agradeço do fundo do meu coração, aos músicos Adriah Esteves(O Pirata), e Paulo Bauer.

 Tenho a absoluta certeza, que ótimas surpresas ainda virão, para nos alegrar ainda mais(risos)!

 

 Para finalizar, se importa em expressar palavras que se tornem sinônimo de inspiração para o amigo leitor que também deseja viver em prol da arte? E também uma frase que seja capaz de descrever o que você sente por fazer algo que muito ama?

 Eu gostaria de pedir á todas as pessoas, sejam elas do meio artístico ou não, para nunca desistirem de seus sonhos, por mais que eles sejam difíceis de serem realizados, e com todas as pedras que aparecerem no caminho, porque existe um Deus mais forte e poderoso que jamais vai te abandonar, então, lutem, e se vocês caírem, levantem e sigam.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp