01/02/2016 às 20h11min - Atualizada em 01/02/2016 às 20h11min

Pedestres no trânsito. Vítimas ou vilões?

Alessandro Ferro

Com as ruas cheias de veículos motorizados e agora também com as bicicletas, os pedestres são verdadeiras “presas fugindo de seu predador”. Correm de um lado para o outro tentando se proteger do jeito que dá e, de vez em quando uma dessas “presas" é abatida por um “Caçador implacável”, um veículo atropela um pedestre que, consequentemente perde a vida ou fica gravemente ferido. Os motoristas, como se nunca tivessem ficado na condição de pedestres alegam que os mesmos são "folgados", pois atravessam fora da faixa (Sendo que, não necessariamente são obrigados a atravessar nas faixas, segundo o *CTB – artigo 69), ou por que demoram em concluir a travessia, quando o semáforo abre para os veículos (Mesmo que o semáforo passe para a fase verde, os condutores devem aguardar que os pedestres concluam a travessia com segurança). Sei que os pedestres têm suas obrigações, inclusive está previsto no *CTB, as regras para pedestres, porém, estes não conhecem e poucos as cumprem. É o reflexo da falta de Políticas Públicas para com o trânsito em nossa cidade, em nosso País. É importante considerarmos, as consequências de colocar em risco a segurança dos usuários das vias quando na condição de pedestres. Em primeiro lugar estamos falando de vida, nada substitui a vida. Outras questões nada agradáveis são os processos e indenizações que podem literalmente tirar o sono de quem se envolve em um atropelamento. Ameaçar pedestres que esteja atravessando a via, configura infração de trânsito GRAVÍSSIMA, com a suspensão da habilitação! Vejamos o que diz o artigo 170 do *CTB.

Artigo 170. "Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos: Infração gravíssima (7 pontos), penalidade multa de R$ 191,54 e suspensão do direito de dirigir". Então, muito cuidado quando estiver transitando com veículo motorizado pela via, se for autuado terá sua *CNH suspensa, sem a necessidade de acúmulos de pontos! E lembre-se, a vida é uma só. Não pretendo com este artigo, isentar a responsabilidade dos pedestres para com a segurança no trânsito, com certeza eles podem ajudar e muito, é só fazerem a sua parte e cumprirem com as suas obrigações!

Obrigado por ler mais este artigo! Semana que vem estaremos postando novas dicas. Todos nós somos responsáveis por um trânsito mais humano e seguro, por isso, faça a sua parte!!!

*CTB (Código de Trânsito Brasileiro) - *CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Gostou da dica? Assista o Programa Trânsito Seguro, todos os domingos, a partir das 07h30, na TV Guarulhos, canal 3 da NET, ou acesse www.tvguarulhos3.com.br e fique por dentro das regras de trânsito. Esta é a minha contribuição para a nossa Sociedade. Informar e educar para um trânsito mais humano, seguro e sem acidentes!           

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp