15/01/2016 às 20h00min - Atualizada em 15/01/2016 às 20h00min

Dani Pessôa

Atriz, Coreógrafa, Apresentadora e Jornalista

Thiago Santos

 Quem é o ser humano Dani Pessôa?

 Traduzo minha essência humana com elementos primordiais para um vida feliz. Ao meu ver, sou dinâmica e mantenho a mesma postura independente do eu artístico ou pessoal. Sou uma mulher com muita fé em Deus e julgo-me uma pessoa simples, humilde, sensível, humana, honesta, determinada, guerreira, focada, alegre, comunicativa, articulada, espontânea e visionária; porém fora de cena reservada com uma pitada de timidez. A todo momento respiro a arte comunicativa. Aprecio transmitir belas informações de forma criativa em diversas situações do cotidiano. Acredito que o caráter e as emoções positivas que me acompanham, refletem diretamente  na vida daqueles que me cercam e admiram-me. E esse meu modo de ser, agir e atuar nas cenas do improviso da vida; influenciam na qualidade dos trabalhos.

 

 Dani?

 Uma pessoa amante das artes e da comunicação, com grande fascínio pela dança. E isto era nítido desde da infância. Quando criança era curiosa, gostava de descobrir novidades e já vivenciava processos criativos cabíveis a cada fase da vida. Em constante evolução, com o passar dos anos; percebi que era exatamente isso que gostaria de fazer, enfim já respirava esta atmosfera. A todo instante este dom em mim se manifestava, e a tudo com relação à minha vida, estas ações sempre estiveram interligadas. De repente até mesmo pelo meu modo de agir. Fui estudar, me dediquei e aprimorei técnicas e práticas até tornar-me a profissional que hoje sou. E com certeza, lhes afirmo que fiz a escolha certa, quando optei por aquilo que fazia meu coração vibrar. De fato, a cada vez que estou em cena, percebo que meu amor às profissões só se expande, e o frio na barriga permanece sendo o mesmo que senti pela primeira vez, aos três anos de idade em meu primeiro espetáculo da vida. Porém; minha responsabilidade aumenta a cada dia, prova disso são 12 anos de carreira e a conquista do título A Melhor Apresentadora da WebTv, concedido pelo público que me acompanha. E para eles e por eles, junto a esse amor maior à arte e comunicação, que não me acomodo; e reinvento-me a todo instante. Outros hábitos que mantenho são; ser uma leitora voraz e muito estudiosa; pois é este o único caminho que nos destina ao sucesso.

 

 A estrada até aqui tendo como base o começo, proporcionou para a sua pessoa quais valores e princípios quanto a  arte da comunicação?

 A arte e a comunicação, pertencentes ao segmento cultural e artístico; os quais exerço; fazem com que eu ative instintivamente meu eu criativo. Improvisar para mim é o grande exercício do dia-a-dia. Constantemente enfrento uma série de desafios; e por conta deles a cada trabalho minha evolução vai muito além da profissional, torna-se um gigantesco crescimento de âmbito pessoal. E a questão da instabilidade típica das carreiras, nos torna ainda mais humanizados, com isso; passa-se à refletir sobre situações e comportamentos que habitualmente a maioria das pessoas não veem. No meu caso inspiro arte e expiro comunicação, criar e informar é o combustível de cada trabalho novo e o gás para dar continuidade à aqueles que mantenho nesses 12 anos de trajetória profissional. O marco 09/01 é por conta dos registros DRT e MTB em carteira de trabalho; pois de fato tudo teve início na infância. Aos três anos de idade atuei em meu primeiro espetáculo teatral da categoria amador, já maior; na dança ingressei aos dez anos, nesta época autodidata.

 

 Programa Show&Art?

 Trabalho que me traz uma enorme realização profissional e ao mesmo tempo pessoal, e tem causado em mim emoções indescritíveis! A obra televisiva e escrita é autoral, por isso tem minha cara, minha identidade e minha assinatura na direção artística. O gostoso do Ao Vivo  são as surpresas com os improvisos que ocorrem durante a atração. Uma hora é o tempo para eu dar meu melhor aos telespectadores, e o estilo de se fazer televisão ao vivo para quem não sabe, é na raça. É como apresentar-se em um show ou em um palco teatral; comparo a emoção para que você leitor sinta a mesma euforia e adrenalina que sinto do início ao fim do Ao Vivo. Como já tive o prazer de estar em cena nesses formatos citados, afirmo de fato que a dimensão da alegria de viver fortes emoções à flor da pele correspondem a estes. Assim como no Portal, mídia escrita; na atração televisiva apresento sempre meu conteúdo autoral, priorizando episódios e pautas inéditas.

 Estão em cartaz os quadros de sucesso “Jornal Cult”, o informativo cultural inspirado em minha coluna Arte do Portal Show&Art; só que agora com as roupagens, versão escrita e falada. O “Espaço Cult”, marketing e mídia publicitário no qual apresento obras artísticas, “Bastidores Encena” , uma assessoria Coaching no qual como Jornalista, Atriz e Coreógrafa compartilho notícias sobre o mercado cênico e televisivo, inserindo minhas vivências na TV; uma somatória da teoria e prática. Já no “Dani Entrevista e Musical” o clima fica por conta da fusão entre arte e cultura, com músicas do convidado e minhas perguntas. Viso sempre enaltecer o caráter informativo do segmento cultural, diversificando os quadros e tornando um programa totalmente diferente do outro.  Agora um ato de grande repercussão, tem sido as teleaulas do coreográfico “Dança Comigo” neste eu na função de apresentadora entro em cena como A atração do programa, exibindo meus trabalhos como Coreógrafa. Em algumas edições coloco em prática a teoria noticiada nos quadros antecedentes a este. Aprecio também, levar a cena do palco pista, performances shows, a dança como aprendizado, exercícios de cena, enfim; uma série de possibilidades que tem agradado muito os telespectadores. O objetivo maior é gerar oportunidades ao somar e orientar vocacionalmente o público, para que obtenham informação, técnicas, dicas, e aulas gratuitamente. Muitas vezes estar ao vivo me permite dividir com os telespectadores acontecimentos inusitados do backstage e da equipe técnica, além dos conhecimentos culturais. Acredito que esses elementos em constante reinvenção, enriquecem a obra.

 

 O quanto de sua personalidade existencial foi vinculado ao Show&Art?

 Minha total identidade, o meu eu, minha arte e expressão comunicativa de somar na vida das pessoas, apresentado um conteúdo diferenciado em termos de mercado ao público ArtCult, como carinhosamente chamo os webleitores e telespectadores que consomem meu trabalho. Show&Art tornou-se minha marca, o que o proteja além de uma obra autoral do segmento artístico e cultural. No ar e com este formato, o Portal Show&Art existe há quase 9 anos. Inspirada no veículo de imprensa, criei uma releitura a obra, na qual pudesse a veicular na mídia televisiva, transformando o Show&Art em uma Rede de Comunicação, escrita e falada; televisionada, com o alcance à diversos públicos. Estou vivendo um sonho a cada produção e reprodução das edições. Em termos de conteúdo foquei a relação corpo, arte e cultura, elementos pouco abordados na cena midiática e televisiva, que exigem conhecimentos específicos ao apresentador e artista, uma visão técnica da prática eu diria. Os assuntos pautados são diversos, e os princípios estão ligados aos meus estudos durante as pesquisas de campo; realizadas durante minha trajetória nas graduações Artes Cênicas com ênfase em Expressão Corporal e formações em dança e terapia corporal e o Jornalismo com ramificação ao Jornalismo Cultural. Com estas experiências adquiridas, conquistei paralelamente ao autoral, o mercado das grandes mídias; como sabemos prestigiado pelo público massivo, neste segmento trabalho como Atriz e Coreógrafa, ações interligadas, mas que para nossa realidade são necessárias fragmentar. Já na ramificação autoral, a vertente Coreógrafa me possibilita criar  em cena. E como Jornalista cultural, à frente da direção artística do Portal Show&Art  www.showeart.com.br, reinvento-me através da escrita em diversos formatos, inclusive roteirizando e pautando meu Programa Show&Art, hyperlinkado ao Portal. Tem sido uma grande realização ampliar meu veículo de Imprensa e meus Canais midiáticos oficiais, em uma Rede de Comunicação. 

 

 Compartilhe conosco o que sentiu nos minutos antes da estreia; durante e após o primeiro programa.

 A expectativa da estreia era enorme, pois estar à frente de um programa realmente é divisor de águas na carreira e uma imensa responsabilidade. O frio na barriga, de quem ama estar em cena e estar prestes a realizar um sonho, foi a mesma que sempre tenho, mas o coração batia forte, a emoção ainda é inexplicável. Minutos antes passou um filme em minha cabeça, de toda caminhada que realizei para alcançar este objetivo. Afinal foram 8 anos de luta para conseguir transformar minha obra e marca Show&Art em um Programa de TV. Eu só agradecia a Deus em pensamento e pedia a Ele, que me capacitasse para que eu transmitisse o meu melhor ao público; e que se cumprisse tudo conforme o programado; pois nem sempre roteirizar ideias, e transmitir conceitos e notícias a este estilo de linguagem é fácil. E como sou abençoada tudo fluiu naturalmente. Até hoje sinto que o tempo de programa voa, não percebo-o cronologicamente passar esta uma hora que fico no ar. Em cena, realmente me sinto em casa. 

 

 Como se dá a interação Dani Pessôa, e os internautas que acompanham seu trabalho?

 Nossa interação e relação é de muita amizade, respeito,carinho e gratidão. Tento estar próxima deles, afinal são eles os grandes responsáveis pelo sucesso do Programa e Portal. Fico muito feliz com a diversidade de público, em termos de faixa etária e nível cultural, que estendem-se além do massivo. Estar na TV, aumentou grandemente a visibilidade da obra Show&Art, agora o conteúdo chega com mais força e velocidade a todo Brasil, Portugal, Japão e Índia e a resposta que tenho tido é a repercussão imediata, até mesmo na segunda etapa do trabalho, que tem seu foco direcionado ao pós público, através de reprises e disseminação dos hyperlinks. Só tenho a agradecer à todos que acessam diariamente ao Portal www.showeart.com.br  para ler as matérias impressas nas colunas, e aos que assistem aos Programas. Meu carinho estende-se aos que prestigiam outro job autoral como Coreógrafa residente, o “Ballet Energia”, o qual assino as coreografias. Grata também aos que acompanham meus trabalhos como Atriz no SBT e Record, protagonizando diversas personagens durante a programação das casas. Estou feliz pela crescente de meus trabalhos autorais, Show&Art e Ballet Energia, paralelo a estas emissoras tão importantes, que só me enaltecem como artista. 

 

 Melhor Apresentadora da WebTV 2015?

 Uma das maiores alegrias da carreira, foi receber esta grata surpresa. Obter o título “A Melhor Apresentadora da WebTV” faz com que minha responsabilidade aumente, e como sou exigente comigo mesma, cada detalhe ao produzir o programa torna-se agora ainda mais especial. Ser indicada já foi motivo de orgulho para mim, pois estava ali representando a classe artística e cultural. Resumo esse sentimento como gratidão. Primeiramente à Deus, pelo dom que me concedeu e pelas oportunidades, a minha mãe que sempre me incentivou nos estudos ressaltando a importância dos mesmos, e me orientando no sentido que o trabalho duro nos dignifica, e principalmente ao público que me acompanha. Graças a grande audiência e pela repercussão, meu trabalho está sendo referência do segmento artístico e comunicativo, e tem sido uma grande honra representar esta classe, a qual luto insistentemente. Agradeço à todos os profissionais da Organização Awards Portugal pela competência, honestidade, respeito e carinho com minha pessoa , trabalhos e obras, passei os admirar. Agora é trabalhar muito para quem sabe prosseguir conquistando outros títulos.

 

 Não deixe de nos contar quais emoções lhe vieram desde o conhecimento em relação a  indicação, até o momento da premiação.

 As emoções ficaram a flor da pele desde do momento que eu soube da indicação, foi todo um processo longo, com duração de meses para que a Organização Awards Portugal pudesse computar o ibope de cada edição dos programas e analisar minuciosamente, o conteúdo, dinamismo, articulação de cada profissional indicado. Na primeira fase as indicações, na segunda fase fui eleita entre as quatro melhores apresentadoras, e ao término coincidentemente quando meu programa Show&Art completou apenas 6 meses no ar, com duas produções ao mês tendo uma hora de duração; recebi a notícia no dia 20/11/2015 às 21:00 horas, que com 65% dos votos, somados ibope e júri técnico eu havia vencido. A repercussão está sendo imensurável, e a alegria e gratidão sem tamanho, demorei a acreditar. Essa conquista me motiva a trabalhar com ainda mais determinação e empenho. Após a premiação já produzi novos programas e a audiência prossegue positiva, mas é necessário um árduo trabalho, para reinventar-me e manter-me viva aos olhos do público.

 

 Qual o grande êxito de seu programa para que viesse conquistar  65% dos votos computados em seu favor?

 Acredito que uma somatória de fatores. O título foi por meio de uma visão analítica, no qual a Awards Portugal avaliou a competência e habilidade como Apresentadora. Meu formato autoral auxiliou muito na conquista do título; pois domino os temas apresentados. Em cena eu falo, noticio, danço com naturalidade e espontaneidade por estar familiarizada com estas expressões. Expandir a temática arte e cultura, e ser uma comunicadora em mídia escrita e televisiva especificamente, exige muito, mas ter esses insights é fascinante. O real motivo ou se eu idealizasse uma fórmula para ter ganho, seria minha personalidade em cena ao apresentar os estilos temáticos, tendo aquela fé cênica. Vestir a camisa da proposta, mantendo o jogo de cintura ao comandar o formato ao vivo; julgo ter uma grande relevância; pois talento todas as apresentadoras indicadas tem. Suponho que para o êxito profissional à aqueles que almejam seguir esta carreira, seja ter uma rica bagagem artística e jornalística. No meu caso esses anos de carreira, serviram para compor e lapidar meus conhecimentos, e estes me fizeram estar em quadro como Apresentadora na atualidade. O amor com que conduzo ao meu trabalho, o respeito e carinho com o público, o brilho nos olhos quando estou diante as câmeras e o sorriso ao falar. Esta generosidade artística de querer somar na vida das pessoas, é algo genuíno e pessoal, muito perceptível. E quando algo é de verdade as pessoas sentem, e contagiam-se com a positividade, interessam-se pelo conteúdo. Estes são os comentários que chegam a mim. Mas antes de todas essas características que dependem do meu modo de me portar, creio muito que tenha sido a mão Deus, abençoando o dom que Dele recebi.

 

 O recebimento do premio representa?

 A certeza de um trabalho concretizado com amor e realizado com qualidade, mas com a consciência que, a cada edição é possível aprimorarmos mais e mais, em todos os aspectos. Uma imensa conquista profissional, traz satisfação acompanhada da responsabilidade de lapidar sempre o trabalho. É uma conquista muito importante e abrangente. Me sinto lislongeada em representar a categoria Apresentadora do segmento webtv a nível Brasil; já que todos os apresentadores que trabalham em canais de renome entraram na disputa. Veicular arte e cultura, um tema que faz o telespectador refletir, e conseguir mantê-lo uma hora por edição frente ao celular, tablet, computador ou tv, é algo imensurável ao explicar, que exige muito dinamismo de toda equipe principalmente em um formato ao vivo.

 

 Nos fale dos seus projetos atuais e futuros!

 Em 2016 que se inicia, pretendo prosseguir com grandes novidades à carreira e ao público. Acredito que o artista e comunicador deve renovar-se constantemente, e este processo ocorre comigo a cada instante; uma peculiaridade minha é não me acomodar e doar-me cem por cento mantendo-me focada, só assim alcançamos o melhor, já que sou exigente, crítica, visionária e perfeccionista com os meus trabalhos todos. A expectativa é manter-me no mercado, e trilhar pela carreira que construí e ainda a construo degrau a degrau. Prossigo atuando em diversos segmentos televisivos, SBT e Record ,caminhando  já para seis anos nestas casas. Já no âmbito autoral, Coreografar exercitando minha criatividade e a exibindo em cena, e ampliar minha rede de comunicação midiática e de Imprensa , Show&Art, como marca no mercado através do Portal Show&Art e Programa Show&Art . E tudo tende a evoluir, o que existe permanece reinventando-se, e novas criações surgirão. Estou presenteando meu público com o Lançamento Oficial da grife Dani Pessôa, evidenciando a obra Show&Art, como minha marca, agora o público poderá adquirir uma linha com alguns produtos; e estas novidades são encontradas no Portal http://showeart.com.br/  na categoria Imprensa.

 

 Para finalizar, se importa em expressar palavras que se tornem sinônimo de inspiração para o amigo leitor que também deseja viver em prol da arte? E também uma frase que seja capaz de descrever o que você sente por fazer algo que muito ama?

 Realmente o amor as artes cênicas e performáticas e a arte da comunicação, ambas dependentes e interligadas ao foco de meus trabalhos e ações me movem. Espero que esse amor impresso em que cada ato meu em cena, os inspirem e os motivem a sonhar , lutar, concretizar e realizar. A vocês amantes das artes desejo que apropriem-se do conteúdo do Programa e Portal Show&Art, que cada dia mais nutram-se de arte, cultura e comunicação  descobrindo um universo inusitado, e a capacidade intelectual e corporal que existe dentro de você, tanto ao criar e se expressar. Tudo tem um momento certo para acontecer, prova disso foram os oito anos de batalha para estrear meu programa, mesmo com a carreira solidificada, meu autoral teve seu longo caminho a percorrer até estar em formato televisivo. Nossa missão é árdua, a estrada longa e cheia de obstáculos, estudem e busquem ser visionários, mantenham o foco, a mente criativa, sua identidade e a personalidade a cada trabalho. Muita luz, sucesso, perseverança, ânimo, e fé em Deus; pois quando o Pai abençoa nós alcançamos os objetivos e brilhamos. Estar em cena exercendo as profissões que tanto amo, é uma das maiores satisfações de minha vida!

 Por último e em especial, convido a todos para que  acompanhem meu trabalho através das  seguintes redes  sociais:

 Fanpage: 

 www.facebook.com/danipessoapgmshoweart

 www.facebook.com/showeart

 Instagram:

 danipessoa_showeart

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp