14/10/2015 às 23h38min - Atualizada em 14/10/2015 às 23h38min

Noite de autógrafos na badalada Mercearia do Conde

Ovadia Saadia

Na noite desta terça-feira (13/10), a escritora Roberta Malta Saldanha recebeu chefs, gourmets, estudantes, blogueiros e amigos em coquetel de lançamento do Dicionário de Termos Gastronômicos em 6 Idiomas (Editora Senac Rio de Janeiro), na Mercearia do Conde, no Jardim Paulistano. Roberta vive em Washington (EUA) e ficou durante quase 1 década pesquisando os termos pelo mundo afora para compor a obra, fundamental para quem trabalha com gastronomia ou simplesmente é apaixonado pela arte de comer e beber bem. Os chefs Emmanuel Bassoleil (Hotel Unique) e Edward Davies (Éclair Moi Paris), a RP Carol Assad (ex-Dior), a roteirista Maristela Bueno, a advogada Branca França, os blogueiros Uiara Zagolin, Zé e Fran Kitchen, o colunista Ovadia Saadia, a empresária Maristela Jelmoni, dentre outros, passaram por lá para prestigiar a escritora e conferir o lançamento.

Na obra, Roberta Malta Saldanha – premiada autora de livros de gastronomia e enologia e uma das criadoras do Boa Mesa nos anos 1990, o primeiro evento enogastronômico brasileiro – reuniu 4.550 termos gastronômicos em português, entre pratos,  bebidas, ingredientes, utensílios, técnicas e expressões, e listou suas respectivas versões para o inglês (inclusive suas variações entre o americano e o britânico), espanhol, francês (tanto o europeu quanto o canadense), italiano e alemão.

Como pedir uma picanha nos Estados Unidos? Como reproduzir a receita de um chef estrelado sem traduzir os termos? Como um americano solicita um “strong coffee”, no Brasil, sem correr o risco de tomar um expresso extraforte em vez de um simples café curto? Essas e outras dúvidas frequentes no dia a dia de viajantes, chefs, estudantes, turistas e amantes da gastronomia em geral podem ser facilmente resolvidas com a consulta ao Dicionário. Leve e de fácil consulta, a obra tem prefácio do colunista gastronômico J.A. Dias Lopes e introdução do chef Emmanuel Bassoleil.

As comidinhas do coquetel de hoje foram da chef Flávia Marioto, dos restaurantes Mercearia do Conde e Condessa, e tiveram como marca um menu de sotaques variados, verdadeira viagem gastronômica, bem a cara do restô, com delícias como guacamole com beiju, Harumaki (rolinho primavera de galinha d’Angola com molho tamarindo), canapé de bottarga com creme azedo no pão preto, ragu caribenho de javali com polenta no bowl. Para harmonizar, drinks de primavera, como a Jarra de Valença, e vinhos das marcas Miolo e Wine Experience. O coquetel teve o apoio das marcas Bottarga Gold, Cantu Importadora, Casa do Engenho, Cerrado Carnes, Faixa Azul e Serrabella (Vigor Alimentos), Miolo Wine Group e Wine Experience.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp