24/08/2015 às 22h25min - Atualizada em 24/08/2015 às 22h25min

Doutrinando o bebê desde o útero

Dr. Domingos Mantelli explica o psiquismo fetal

Dr. Domingos Mantelli
Deborah Albuquerque - Gazeta

Oi amores!
Hoje vamos falar de Obstetrícia !
Eu e a Bella já passamos por alguns médicos desde início de minha gestação, mas agora, após um resultado de ultra-som errado, acabamos conhecendo o melhor obstetra que poderíamos ter; o Doutor Domingos Mantelli.
Com muito carinho e atenção, ele fez uma longa consulta comigo e meu marido para avaliar minha gestação e explicar diversas curiosidades que nem imaginávamos existir.
Decidi então fazer o parto da Bella com ele.
O Doutor é super responsável e atencioso, prioriza a saúde do bebê, sem esquecer da mamãe.
Libera exercícios físicos moderados, comida japonesa e desaprova o leite comum.
O Doutor Domingos Mantelli, que já tem um livro publicado e uma carreira de 14 anos de obstetrícia, é também muito pautado para programas de TV relacionados a gestação e parto.
Hoje deixo algumas dicas que o próprio médico deixou para as leitoras da nossa Coluna hoje !

 

Psiquismo fetal
"Muita gente tem interpretado de forma errada quando falamos de psiquismo fetal.
Hoje já existem INÚMEROS trabalhos científicos comprovando tudo o que irei escrever aqui.
Você mesma pode conferir procurando no GOOGLE ACADÊMICO. Entre no www.scholar.google.com e digite na caixa de busca "psiquismo fetal" ou "o feto aprende" ou "musicoterapia na gestação", etc... Todos os resultados que retornarem são relativos a estudos científicos do mundo todo sobre os temas.
O estudo do psiquismo fetal passou a fazer parte da minha linha de pesquisa, principalmente quando passei a verificar o quanto as mudanças emocionais da gestante podem afetar a parte física e emocional do bebê após o nascimento.
Quando dizemos que podemos moldar o inconsciente fetal durante a gestação, é a mais pura verdade.
Mães que tiveram uma gestação programada, desejada, que não passaram por estresse ou ansiedade, que fizeram relaxamento, conversaram com o bebe e tiveram um parto Tranqüilo, utilizando a musicoterapia, etc, tendem a ter uma criança mais saudável do ponto de vista emocional. Geralmente são crianças mais calmas, tranquilos, que choram pouco, e que costumam ter menos traumas psicológicos na infância e adolescência. São crianças com menos déficits cognitivos, de atenção, etc...
Isso não significa que TODAS que não tiveram uma gestação dessa maneira e que não fizeram relaxamentos, etc, terão filhos com traumas e problemas emocionais. Mas que a chance aumenta, isso aumenta muito. E não sou eu que estou dizendo. São os INÚMEROS trabalhos científicos que comprovam o que estou escrevendo.
Entendam que TER A CHANCE AUMENTADA, não significa que vai acontecer.
Nem todo mundo que fuma vai morrer de câncer de pulmão, mas a CHANCE aumenta muito. Da mesma maneira, nem todo mundo que tem câncer de pulmão é devido ao cigarro!
Medicina não existe regras , e sim é baseada em evidências e comprovações científicas .
No mundo do psiquismo fetal TUDO influência, pois o feto aprende e interpreta da maneira dele todos os acontecimentos gestacionais.
Alguns fatores que podem interferir: estresse, gestação programada ou não, gestação desejada ou não, brigas com o marido, ansiedade, se fez ou não relaxamento e musicoterapia, se conversou e praticou o chamado "feedback" positivo com o bebê (dizer coisas boas ao bebe apenas no positivo), se tomou ou não medicamentos e quais foram esses medicamentos, a alimentação que teve, quilos que engordou, sua sensação em relação às mudanças com seu corpo, se teve ou não sintomas constantes de náuseas, vômitos, cólicas ou sangramentos,  se a gestante sentiu-se segura ou insegura durante o Pré natal, se teve ou não medos e sustos, se teve ou não algum estresse muito forte como a perda de um ente querido durante a gestação, se sofreu ou não algum acidente, como foi o parto, normal ou cesariana, em quais circunstâncias, qual a sensação passada ao bebe na hora do nascimento, a maneira que esse bebe foi acolhido após o nascimento, o ambiente da sala de parto, se o cordão parou de pulsar antes de ser cortado e se ele estava acolhido nos braços da mãe na hora que foi cortado, se nasceu ou não em um ambiente sob uma luz mais fraca, etc, etc, etc.....
Como podem ver, são muitas as variáveis que podem influenciar o psiquismo fetal e o seu comportamento após o nascimento. Tudo isso pode gerar benefícios ou traumas que o bebe pode carregar para toda a vida. Mas claro que não é uma regra, e sim aumento ou não da probabilidade.
Portanto mães "agitadas" podem ter bebês tranquilos, e você versa, pois como já disse, não depende apenas de SER TRANQUILA OU TER UMA GESTAÇÃO TRANQUILA. Vai muito além disso!
Um bom exemplo são as gestações de gêmeos, onde a mãe relata que um é agitado e outro Tranqüilo, e eles receberam os mesmos estímulos durante a gravidez. Porém não é bem assim que ocorre com gêmeos.
Muitas coisas influenciam quando a GESTAÇÃO é gemelar! Depende se ela é mono ou dicorionica, mono ou diamniotica e mono ou dizigotica. Ou seja, varia muito quanto a moldagem do inconsciente fetal dependendo se eles são gêmeos idênticos ou não, se tem uma ou duas placentas e uma ou duas bolsas. Em gestações gemelares sempre há um gêmeo "dominante", que geralmente é o que nasce com maior peso, e personalidade mais "forte", etc,  e isso também já molda a personalidade deles desde a vida intra útero, pois um "sofre" geralmente mais que o outro na luta pela sobrevivência e recebimento de oxigênio e alimentos fornecidos pela mãe. Daí já temos uma ideia que o assunto referente a moldagem do inconsciente fetal em gestações gemelares é bem complexa, mas o que ocorre é que apesar de serem gemeos, a formação deles intra útero é bem diferente e isso vai influenciar em suas personalidades. Na grande maioria um é o dominante e o outro o mais passivo, um mais pesado e outro menorzinho, um "luta" mais pela sobrevivência que o outro, etc....Ao contrário do que muitos pensam portanto, as personalidades entre gemeos tendem a ser bens mais diferentes do que parecidas.
Todas essas vivências diferentes e provações intra útero que eles passaram, farão com que suas personalidades já sejam moldadas intra útero, e geralmente sendo elas bem diferentes!
Portanto não basta a gravidez ter sido apenas TRANQUILA ou ESTRESSANTE para dizer se o bebe será Tranqüilo ou agitado. Depende de muitos outros fatores.
Existem várias técnicas que podemos utilizar e aplicar  durante a gestação para "amenizar" esses traumas emocionais no bebe, através de relaxamentos, feedback positivo, musicoterapia, criação de um reflexo condicionado fetal para o momento do parto, moldagem inconsciente, estimulação neuronal intra útero, etc, etc, etc....
Muitas mães me perguntam se seus bebês são agitados por culpa delas. Costumo responder que muitas delas sim, outras não, já que também fatores genéticos, constitucionais e ambientais influenciam bastante.
Porém costumo dizer também que as mães são culpadas sem ter culpa, pois muitas não sabem de todos esses mecanismos que citei aqui e muitas vezes, mesmo sabendo disso, não conseguimos evitar algumas sensações, como no caso da perda de um ente querido por exemplo!
Num caso desses, a mãe libera uma série de hormônios devido ao estresse e o luto (adrenalina, cortizol, etc) que vão mexer com a arquitetura cerebral do bebe que está em formação. Os estudos mostram que essa criança na vida adulta tem o triplo de chance de ser depressiva devido a esse estresse que a mãe passou. Vejam bem, eu disse CHANCE, e não que VAI acontecer. Mas que aumenta o risco, isso não podemos negar. Os trabalhos estão aí para mostrar e estão disponíveis para quem quiser ver e pesquisar mais sobre o assunto.
Portanto, evitar estresse, ter uma gestação TRANQUILA, conversar com o bebe, fazer musicoterapia, etc, só vai aumentar as chances de você ter um bebe bem mais saudável do ponto de vista emocional!"
Dr. Domingos Mantelli

"Estresse e o luto (adrenalina, cortisol, etc) que vão mexer com a arquitetura cerebral do bebe que está em formação. Os estudos mostram que essa criança na vida adulta tem o triplo de chance de ser depressiva devido a esse estresse que a mãe passou. Vejam bem, eu disse CHANCE, e não que VAI acontecer. Mas que aumenta o risco, isso não podemos negar. Os trabalhos estão aí para mostrar e estão disponíveis para quem quiser ver e pesquisar mais sobre o assunto.
Portanto, evitar estresse, ter uma gestação TRANQUILA, conversar com o bebe, fazer musicoterapia, etc, só vai aumentar as chances de você ter um bebe bem mais saudável do ponto de vista emocional!"
Dr. Domingos Mantelli

Créditos

Dr. Domingos Mantelli
Instagram : @domingosmantelli
Site para vídeos e outras matérias
Acesse www.domingosmantelli.com.br

 

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp