03/06/2015 às 23h29min - Atualizada em 03/06/2015 às 23h29min

Pára ou Para? - Junho/15

Renata Carone Sborgia

     Extravagante é ter o coração aconchegante. Ousadia é deixar o amor acontecer .Sensualidade é degustar o cenário, ao acaso, com a lua e a estrela, numa, noite, sentirem o aroma no ar. O resto??? A imaginação é criativa o suficiente para os desejos. ----- trecho/crônica/Renata Carone Sborgia

 

  1. Maria não “ pára” de chorar.

     Com a grafia escrita de forma incorreta ( segundo o Novo Acordo Ortográfico) continuará chorando!!!

O correto é: para

Regra fácil:  Segundo a Nova Grafia, não se acentuam mais certos substantivos e formas verbais para distingui-los graficamente de outras palavras como o pára(verbo) do para(preposição). Use-se o para.

Ex.:  Vou para (preposição) casa.

       Ela não pára (verbo)de falar.

 

  1. O  computador queimou. O  “ pára-raios” não funcionou no momento oportuno.

    Com a grafia incorreta... não funcionaria mesmo!!!

     O correto é :  para-raios ( sem acento no para)

 

 

 Regra fácil: Aplica-se também as palavras compostas esta regra , conforme a Nova grafia: não se acentuam mais certos substantivos e formas verbais para distingui-los graficamente de outras palavras como o pára(verbo) do para(preposição). Use-se o para.

Ex.:  para-brisa, para-raios

 

  1. Pedro “pode” participar da corrida realizada na rua ontem.

   Pedro terá que “ correr”  com os estudos também da Nova Grafia!!!

  O correto é: pôde

Regra fácil:  A Nova Grafia não alterou os acentos do verbo PÔR e da forma do pretérito perfeito(passado) do pôde.

OBS.: Permanece o acento diferencial em pôde/podePôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do indicativo), na 3ª pessoa do singular. Pode é a forma do presente do indicativo, na 3ª pessoa do singular.


Exemplo: Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode.

 

 

PARA VOCÊ PENSAR:

...não me importo com a escolha do credo,se está com patuá, se preferiu ofertar flores para Iemanjá. Não me importo com qual religião que tu estás, amigo. Não se importe com a minha. Tenho uma maneira peculiar de crer: preciso ficar desnudada, liberta e num silêncio meu. Só assim consegui me encontrar com a fé, com o meu credo, com o que me deixa em pé para prosseguir a caminhada com foco ou após os desfocos que a vida nos dá sem nos avisar. Foi assim: acreditei em todas as fés. E digo mais sobre a minha: tocou o meu coração, me deu força para continuar na alegria ou tristeza. Fiz a minha religião para prosseguir com o sorriso--em primeira instância porque me faz bem---que possa chegar no próximo sutilmente...e tocá-lo. Foi assim,meu amigo, uma maneira doce de ouvir e ficar todos os dias da jornada com Deus. --- trecho/crônica/publicada/Renata Carone Sborgia

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp